Por Hugo Luque
O Comercial recebe o Monte Azul neste sábado, às 16h, no Estádio Palma Travassos, pela ida das quartas de final da Copa Paulista. Será o terceiro encontro das equipes na competição até aqui.
Na primeira fase, Bafo e Azulão ocuparam o Grupo 2, ao lado de Botafogo, Francana e Barretos. O Leão do Norte passou em terceiro, enquanto o adversário liderou a chave e teve uma das melhores campanhas gerais, com apenas uma derrota.
O revés, no entanto, foi justamente para o Alvinegro, no primeiro turno, na Joia. Ainda comandado por Betinho, o Comercial não vencia um jogo oficial desde 2023 e estava em uma situação complicada no torneio estadual. Com um jogador a menos, a equipe ribeirão-pretana venceu por 2 a 1, de forma heroica, com um gol de Valdo Bacabal no último lance. O resultado iniciou a arrancada da classificação.
Na rodada final do grupo, os dois clubes se reencontraram já garantidos no mata-mata, mas desta vez deu Monte Azul, também por 2 a 1. Mas esses não foram os únicos encontros neste ano. Pela última rodada da Série A2 do Campeonato Paulista, empate em 1 a 1, no Palma Travassos.
Nas últimas cinco partidas, o Leão somou uma vitória, três empates e uma derrota. Na fase anterior, de oitavas de final, o time empatou duas vezes com o Primavera e conquistou, nos pênaltis, uma classificação dramática, na casa do adversário.
Já o Monte Azul carrega um retrospecto recente perfeito: cinco vitórias nos cinco jogos mais recentes. Nas oitavas, a equipe bateu o Vocem duas vezes por 1 a 0 e avançou sem sustos.
Torcidas organizadas comercialinas programaram uma recepção ao ônibus que chegará ao Palma Travassos com a delegação alvinegra. A força da arquibancada vai ser importante, especialmente porque o Bafo terá desfalques. Wendel, lesionado, só deve voltar em uma eventual semifinal. Já Gustavo Henrique, expulso no último domingo, diante do Primavera, cumprirá suspensão.
O lateral-esquerdo Ítalo foi emprestado a um clube dos Emirados Árabes Unidos e não atua mais pelo clube. Por outro lado, o zagueiro Luciano está liberado para retornar após cumprir suspensão. Um provável time titular tem: Marcos; Carlinhos, Guilherme Teixeira, Luciano e Yan Ferreira; Tenner (Emerson Silva), Ninho e Roberto Baggio; Danielzinho, João Marcos e Macena.