Tribuna Ribeirão
Política

Comissão do IFSP apresenta relatório

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores, criada para acom­panhar a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo na cidade, apre­sentou o relatório final na ses­são ordinária de quinta-feira, 30 de março. Agora, as infor­mações serão remetidas para a prefeitura de Ribeirão Preto.

A comissão é presidida por Alessandro Maraca (MDB) e conta ainda com a colabora­ção do relator Renato Zucolo­to (PP) e Maurício Gasparini (União Brasil). Segundo o Tri­buna apurou, a CEE irá propor duas formas para a instalação do Instituto Federal na cidade.

A primeira será imediata, utilizando imóvel já construído que necessite de poucas inter­venções. Neste caso, a principal sugestão será a instalação do antigo imóvel do Colégio Me­todista, localizado na Florên­cio de Abreu nº 714, na região Central, que pode custar R$ 16 milhões aos cofres públicos.

A segunda sugestão, a mé­dio prazo, seria obter a cessão do terreno da antiga Compa­nhia Nacional de Estamparia (Cianê), localizada no bair­ro Campos Elíseos, para que o instituto possa investir em obras futuramente. Com uma área de 39 mil metros qua­drados, o imóvel pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que fun­cionou de 1945 a 1981.

O local chegou a ser ofere­cido, durante a gestão da então prefeita Dárcy Vera (PSD, hoje sem partido), para o Instituto Federal e um termo de compro­misso foi assinado em novem­bro de 2013 garantindo que o campus seria instalado nos gal­pões da antiga fábrica. Porém, não havia verba disponível para investimento, segundo infor­mou o IFSP em 2015.

Celso Charuri
O local preferido da pre­feitura e do próprio Instituto Federal são as dependências da Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri, na ave­nida Luiz Galvão Cezar, Planal­to Verde, Zona Oeste, por ter estrutura compatível com a do IFSP e pertencer ao município. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem no se­gundo semestre de 2024.

O Tribuna apurou que a Celso Charuri é o local pre­ferido para ambas as partes. No caso do governo Duarte Nogueira (PSDB), a utiliza­ção do espaço não teria custo adicional para o município, pois é o proprietário do espa­ço. Já para o Instituto Federal, como a escola tem terreno anexo sem edificação, permi­tiria futura ampliação do IFSP.

Supera
A comissão também incluiu no relatório um terreno ofere­cido pelo diretor-presidente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini. A área fica no bairro Monte Alegre, Zona Oeste da cidade, tem 20 mil m² e foi oferecida durante reunião realizada na quinta-feira, 23 de março, na Câmara.

Desde que foi criada, além dos imóveis a serem sugeri­dos, a CEE visitou outros lo­cais, como o prédio da antiga Faculdade Bandeirantes (Fa­ban), na rua São Sebastião, e as escolas do Sesi na Vila Re­creio e nos Campos Elíseos. Também vistoriaram a Escola Doutor Celso Charuri.

Padilha
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padi­lha, esteve em Ribeirão Preto em 11 de março para conhecer as instalações da Escola Doutor Celso Charuri, Porém, a visto­ria técnica ainda será realizada. “Esta é uma visita preliminar, para conhecer o prédio. A vis­toria técnica será realizada pela reitoria do instituto”.

O IFSP é uma autarquia fe­deral vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É espe­cializado na oferta de educa­ção profissional e tecnológica. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 técnicos, 15 de li­cenciatura e 19 de bacharelado. O reitor da instituição, Silmário Batista dos Santos, ainda deve visitar a Escola Celso Charuri.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

TSE avalia que tentativa de Flávio Bolsonaro de anular segundo turno não deve avançar

Redação

Flávio não reconhece vitória de Lula e tentará anulação do pleito

Redacao 5

Imprensa internacional destaca vitória histórica de Lula

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade