Tribuna Ribeirão
DestaqueJustiça

Comissão do Senado aprova lei para proteger crianças em ambientes digitais

Multa pode chegar a R$ 50 milhões (Reprodução)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei (PL) 2.628/2022, que busca proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. Os senadores aprovaram um requerimento de urgência para a votação da matéria, que segue para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

O projeto prevê regras para redes sociais, aplicativos, sites, jogos eletrônicos, softwares, produtos e serviços virtuais – como a criação de mecanismos para verificar a idade dos usuários.

Hoje um jovem pode estar em casa, ao lado dos pais, e estar sendo vítima de um crime pelo celular”, diz Ana Paula

O PL 2.628/2022 também impõe supervisão do uso da internet pelos responsáveis e obriga provedores de internet e fornecedores de produtos a criar sistemas de notificação de abuso sexual e oferecer configurações mais eficientes para a privacidade e a proteção de dados pessoais.

Para a advogada Ana Paula Siqueira, especialista em Direito Digital e Cyberbullying, a proposta é um avanço para a defesa de crianças e adolescentes em ambientes digitais. “Monitorar as atividades online de crianças e adolescentes é fundamental para a segurança delas e as empresas de tecnologia devem ter obrigações e oferecer mecanismos para ajudar a garantir essa segurança”, explica

“O projeto pretende avançar em relação à segurança do uso da rede respeitando a autonomia e o desenvolvimento progressivo do indivíduo, de acordo com as melhores práticas e legislações internacionais e acompanhando o ritmo das inovações tecnológicas apresentadas ao público infanto-juvenil”, afirma o senador Alessandro Vieira, autor da proposta.

Segundo o PL 2.628/2022, os desenvolvedores devem oferecer mecanismos para impedir ativamente o uso por crianças e adolescentes de produtos e serviços que não tenham sido criados especificamente para aquele público ou quando não forem adequados a ele.
Os fornecedores devem tomar providências para prevenir e mitigar práticas como bullying, exploração sexual e padrões de uso que possam incentivar vícios e transtornos diversos.

Outra obrigação é a existência de mecanismos de controle parental para impedir a visibilidade de determinados conteúdos, limitar a comunicação direta entre adultos e menores de idade e restringir o tempo de uso. “Manter esse controle no ambiente virtual é tão necessário quanto manter as ruas seguras. Hoje um jovem pode estar em casa, ao lado dos pais, e estar sendo vítima de um crime pelo celular”, diz Ana Paula.

Abuso sexual – O Senador Jorge Kajuru também acrescentou um capítulo ao projeto para tratar da notificação de conteúdos de exploração e abuso sexual infantil, de modo a preencher o que ele julga ser uma lacuna na legislação.
No novo texto, provedores de internet e fornecedores de produtos ou serviços de tecnologia da informação direcionados ou utilizados por crianças e adolescentes devem implementar sistemas que permitam relatar conteúdos de exploração e abuso sexual infantil detectados a autoridades nacionais e internacionais.
Eles também devem remover conteúdo que viole direitos de crianças e adolescentes assim que receberem denúncia, sem aguardar por ordem judicial.
Punições
Ana Paula explica que a proposta já prevê punições em caso de infração, como advertência, suspensão e proibição dos serviços. “Também pode ser aplicada multa com valor máximo de R$ 50 milhões. Os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital”, completou.

(Com informações da Agência Senado)

Postagens relacionadas

Homem é preso armado no Centro

Luque

Homem morre em delegacia após capotar carro no Anel Viário Sul

Luque

Criminosos atacam carreta com 58 mil litros de etanol no Anel Viário Norte

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com