Reunião em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (2) será preparatória para Congresso Estadual de Municípios que acontecerá em abril, na cidade de Santos (SP)
País moderno, cidades inteligentes. Esse é o tema do 62º Congresso Estadual de Municípios, que a Associação Paulista de Municípios (APM) realizará, em Santos, entre os dias 2 e 7 de abril. Antes, vai fechar um ciclo de sete reuniões preparatórias, com a elaboração de uma “carta de princípios” que será entregue, durante o evento no litoral, a todos os candidatos à Presidência da República, ao governo de São Paulo e ao Senado Federal.
A segunda reunião preparatória será nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, a partir das nove horas, no Hotel Mont Blanc, em Ribeirão Preto. A expectativa é reunir 50 prefeitos, a maioria das 34 cidades que compõem a Região Metropolitana (RMRP). Os chefes de Executivo vão discutir os problemas e demandas que serão incluídas na “carta de princípios” que será entregue aos candidatos.
O Congresso de Municípios, que vai comemorar os 70 anos da APM, é o principal evento municipalista do país, com presença de prefeitos, vereadores e gestores públicos das 645 cidades do Estado – também participam deputados, senadores, governadores e lideranças populares e empresariais.
As cidades inteligentes são espaços em que pessoas interagem ao utilizarem estrategicamente da infraestrutura, dos serviços, da informação e da comunicação na gestão urbana para atender às demandas sociais e econômicas dos municípios, gerando, dessa forma, desenvolvimento econômico e humano. As pessoas, como cidadãos, são o centro para o funcionamento dessa ideia.
Além disso, 2018 é ano de eleições gerais, o que significa mudança de comando, planos, metas e promessas políticas. Por isso, a APM abrirá está convidando todos os candidatos à Presidência da República, ao governo de São Paulo e ao Senado Federal. A ideia é debater o futuro do país.
Para entregar a cada postulante a “Carta de Compromisso dos Municípios”, a APM está percorrendo o Estado em sete encontros preparatórios. A iniciativa, segundo Carlos Cruz, presidente da associação, serve para que os candidatos à presidência tenham conhecimento das demandas dos municípios paulistas, e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas a favor das administrações públicas para modernizar o Brasil.
O evento conta, todos os anos, com a participação de pelo menos três mil líderes que se articulam para promover o compartilhamento de ideias e, principalmente, debater conjuntura política. “Em síntese, o que se quer é criar mecanismos para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Carlos Cruz, lembrando que no local do evento acontece uma feira de produtos e serviços, com novidades em diversas áreas das administrações municipais.