Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Conselho não localiza vereadora e decide convocá-la pelo Diário Oficial

Tribuna apurou que edital de convocação será publicado nesta sexta-feira; Duda Hidalgo é investigada por ter sido acusada por munícipe de ter usado veículo oficial para fins particulares

FOTO: ALFREDO RISK/ARQUIVO

O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto decidiu intimar a vereadora Duda Hidalgo (PT) sobre a audiência que será realizada para ouvi-la, na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, por meio da edição do Diário Oficial do Município (DOM) a ser publicado nesta sexta-feira, 04 de fevereiro. A intimação foi decidida porque desde quinta-feira a vereadora e seus assessores não foram localizados no Legislativo. Duda também não participou da sessão de ontem.

A parlamentar é investigada pelo Conselho por ter sido acusada pelo munícipe Nilton Antonio Custódio – de improbidade – por ter usado o veiculo oficial a que tem direito – um Renault Fluence – placa EHE 3406 – para participar de eventos particulares e partidários em outras cidades do Estado. De acordo com as denúncias, o veículo teria sido visto entre os dias 14 e 21 no mês de setembro do ano passado nas cidades de Jundiaí, Sorocaba, Mauá, Diadema e São Bernardo dos Campos.

Nos documentos protocolados o denunciante teria anexado cópia da planilha de deslocamento do veículo da parlamentar, nos referidos dias, assinado por ela e que comprovariam o deslocamento para estes locais.
O Tribuna entrou em contato, por telefone, com a assessoria da vereadora que afirmou que eles estão trabalhando home-office. Segundo a assessoria, o motivo seria o fato da parlamentar ter entrado em contato com o advogado responsável por sua defesa no Conselho, que teria testado positivo para covid-19.
Como os assessores tiveram contato com Duda, após o contato dela com o advogado, eles decidiram pelo trabalho remoto. A parlamentar também teria feito exame para covid, mas o resultado ainda não teria saído.

Na quinta-feira, os depoimentos das nove testemunhas de defesa arroladas pela vereadora Duda Hidalgo (PT), que aconteceria naquela data, foram transferidos para a próxima segunda-feira, 7 de fevereiro. A oitiva com a parlamentar que seria nesta sexta-feira também foi transferido.

O adiamento foi provocado porque a parlamentar, minutos antes do inicio dos depoimentos, apresentou ao Conselho de Ética, vários questionamentos para que as oitivas não fossem realizadas naquela data.
Na ocasião, o relator do processo de investigações o vereador Renato Zucoloto (PP) afirmou que para evitar que a vereadora pudesse, eventualmente, alegar cerceamento de sua defesa, decidiu adiar todos os depoimentos.

Vereadores ouvidos pelo Tribuna disseram que a parlamentar poderia estar tentando adiar novamente os depoimentos para que o prazo máximo de noventa dias para a conclusão das investigações vença e o processo tenha que ser arquivado. Legalmente se o prazo vencer e o Conselho continuar as investigações ele será considerado nulo pela justiça.

Entretanto, os vereadores afirmaram que caso as investigações não sejam concluídas neste período, o Conselho poderá arquivar o atual processo e abrir um novo. E que neste caso, o novo prazo começaria a ser contado do zero. Como a parlamentar foi notificada oficialmente das acusações no dia 25 de novembro a conclusão do processo investigatório está prevista para o dia 22 de fevereiro.

Postagens relacionadas

Sexto envolvido no sequestro do agrônomo é preso

Redação

Assalto a Brink’s – Quadrilha usou armas de ‘guerra’

Redação 1

Gás de cozinha está mais caro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com