Tribuna Ribeirão
Economia

Consumidor vai gastar até R$ 100

O comércio de Ribeirão Preto está confiante e aposta no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, quinta-feira, feriado de Nossa Senhora Apa­recida, padroeira do Brasil, para alavancar as vendas. Para a data, as lojas terão abertura facultativa das 9h às 17h. O tíquete médio dos presentes deve girar de R$ 80 a R$ 100. A criançada deve ganhar, princi­palmente, brinquedos, vestuá­rio, calçados e acessórios.

Segundo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomer­cioSP), entidade a qual o Sindi­cato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sinco­varp) é filiado, o varejo no Estado de São Paulo deve ter crescimen­to de 8% em outubro, “mês das crianças”, na comparação com a mesma época de 2016.

Para Paulo César Garcia Lo­pes, presidente do Sincovarp, nos estabelecimentos da cidade o público encontra variedade de itens com valores atrativos. “O Dia das Crianças é um período de muito movimento, pois as fa­mílias não deixam de presentear os pequenos. Muitos adquirem pelo menos uma lembrança para a celebração não passar em bran­co. O horário especial também é uma oportunidade para que os consumidores possam pesquisar preços e produtos”, comenta.

Presentes mais baratos – Segundo levantamento da FecomercioSP, a partir dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasilei­ro de Geografia e Estatística (IBGE), a boa notícia é que os preços das bicicletas e dos brinquedos, itens preferidos pela garotada, subiram apenas 0,68% e 1,36%, respectivamen­te, em relação ao ano passado.

Para quem procura artigos de maior valor agregado, os instru­mentos musicais e os microcom­putadores estão 6,97% e 15,51% mais baratos. Entre os itens de vestuário, apenas o conjunto in­fantil apresentou queda nos pre­ços no período (-2,36%), enquan­to os preços do agasalho infantil (3,02%); da bermuda e do short infantil (2,96%); e da camisa/ca­miseta infantil (2,75%) subiram acima da inflação média. Já a cal­ça comprida infantil e o vestido fi­caram apenas 0,5% e 1,08% mais caros do que no ano passado.

Para os pais que buscam ati­vidades de recreação, o ingres­so para jogos está 12,13% mais barato, enquanto que a entrada do cinema ficou 6,49% mais cara. Outras opções são CDs e DVDs, cujos preços recuaram 1,82%, e os livros, que ficaram 4,27% mais caros.

Campanha Show de Prê­mios – Outro destaque para os clientes é a Campanha Show de Prêmios Acirp Sincovarp, que no Dia das Crianças sorteará uma moto Honda CG 160 Start para o consumidor; um smartphone para o lojista; e um vale-compras de R$ 500 para o vendedor, que pode ser utilizado em qualquer uma das lojas participantes. Para participar, basta gastar a partir de R$ 100 nos estabelecimentos cre­denciados, que dá direito a uma ‘seladinha’, que deve ser cadastra­da no portal da campanha (www.showdepremiosribeirao.com.br).

Com a ‘seladinha’, o consu­midor participa dos sorteios das principais datas do varejo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday. Para o Natal, a pre­miação será especial, com três Onix Joy 0km para três consu­midores; três smartphones para lojistas; e três vale-compras de R$ 500 para os vendedores.

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