Por Hugo Luque
O Corinthians recebe o Palmeiras neste domingo (31), às 18h30, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora tenha levado vantagem nos últimos embates, o Timão vive um momento distinto em relação ao Verdão na competição nacional.
A equipe alvinegra busca se afastar da zona de rebaixamento. Com 25 pontos em 21 partidas, os comandados de Dorival Júnior ocupam um posto na região intermediária da tabela. Na última rodada, todavia, o clube do Parque São Jorge bateu o Vasco por 3 a 2, em São Januário, antes de largar na frente do Athletico-PR nas quartas de final da Copa do Brasil, no meio de semana, na Arena da Baixada, com triunfo por 1 a 0.
Do outro lado, o Palmeiras quer o título. Mesmo com jogos a menos, o Verdão tem 42 pontos em 19 partidas e iniciou a rodada na vice-liderança, atrás do Flamengo. Na rodada passada, segunda-feira, os comandados de Abel Ferreira não deram chance ao lanterna Sport e triunfaram no Allianz Parque com tranquilidade por 3 a 0.
Considerando todas as competições, o Corinthians vem de três vitórias e duas derrotas. Já o Palmeiras traz na bagagem para o Dérbi Paulista quatro triunfos e um empate. O último revés sofrido pelo Verdão, todavia, foi justamente para o arquirrival. Os corintianos levaram a melhor nos duelos mais recentes, válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Tanto na ida como na volta, deu Timão. Antes, o Alvinegro já tinha conquistado o Paulistão em cima do Alviverde.
A única vitória de Abel Ferreira e seus atletas nos seis clássicos da temporada até o momento veio no primeiro turno do Brasileirão: 2 a 0, pela terceira rodada, na Arena Barueri. Na história, porém, a vantagem é palmeirense. Em 387 edições do Dérbi, foram 136 vitórias palestrinas, 133 corintianas e 118 empates.
Matheus Bidu, suspenso, é desfalque no Corinthians, enquanto Matheuzinho é dúvida. Raniele, por outro lado, deve voltar ao time titular após cumprir suspensão na Copa do Brasil. Um provável 11 inicial tem: Hugo Souza; Matheuzinho (Félix Torres), Gustavo Henrique, André Ramalho e Angileri; Raniele, Maycon, Breno Bidon e Charles (Garro); Kayke (Vitinho) e Gui Negão.
O Palmeiras, por sua vez, terá o retorno de Aníbal Moreno, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Sem novos desfalques, uma provável escalação tem: Weverton; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emi Martínez), Lucas Evangelista e Mauricio; Felipe Anderson, Vitor Roque e Flaco López.

