A cidade de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, foi alvo de um ataque criminoso na madrugada desta terça-feira (8). Segundo a Polícia Militar, a ação teve início por volta da 1h30 e foi atribuída a uma quadrilha com características do chamado “Novo Cangaço”, modalidade criminosa marcada por ataques simultâneos a instituições financeiras e forças de segurança.

Os criminosos fortemente armados explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal no centro da cidade e realizaram disparos contra a sede da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. As sedes das corporações, assim como viaturas estacionadas, foram alvejadas.
Durante o ataque, um policial militar sofreu escoriações leves na mão direita provocadas por estilhaços. Até o momento, não há registro de outros feridos ou prisões.
Imagens gravadas por moradores mostram o momento dos disparos e movimentação de homens armados nas ruas. O grupo fugiu em pelo menos cinco veículos de grande porte, possivelmente em direção à zona rural da região.
A Polícia Militar acionou reforços da 18ª Região de Polícia Militar e o apoio aéreo da 6ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave), com base em Poços de Caldas. A Polícia Federal também foi acionada para investigar o caso.
Ataques do tipo “Novo Cangaço” costumam ocorrer em cidades de pequeno e médio porte, com o objetivo de roubar grandes somas de dinheiro e neutralizar a reação policial. As diligências seguem em andamento na tentativa de localizar e prender os responsáveis.