Tribuna Ribeirão
Geral

Decisão do Supremo vai destravar delações

A decisão do Supremo Tribunal Federal de que dele­gados de polícia – tanto da Fe­deral como da Civil – podem fechar acordos de delação pre­miada – vai destravar alguns acordos já fechados pela cor­poração e que aguardam ho­mologação da Justiça.

A PF não divulga quantos acordos foram assinados com ela, mas pelo menos duas de­lações premiadas firmadas no âmbito policial – a de Marcos Valério Fernandes de Souza e a do marqueteiro Duda Men­donça – aguardavam o fim do julgamento, iniciado no ano passado, para serem homolo­gadas ou não pelo STF.

Os casos estão nas mãos, respectivamente, do decano da Corte, Celso de Mello, e do re­lator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin.

Também aguarda aprecia­ção, mas na segunda instância judicial, a delação do ex-mi­nistro Antonio Palocci, que foi fechada com a PF após o Ministério Público Federal não avançar nas negociações.

No caso de Duda, a decisão permitirá que ele preste depoi­mento no inquérito que apura o repasse de R$ 10 milhões para o MDB. A investigação foi aberta com base na delação de ex-executivos da Odebrecht.

Chamado para depor, o marqueteiro havia se negado a cooperar com a investigação porque o seu acordo ainda não havia sido homologado pelo ministro Fachin.

O acordo de Duda foi assi­nado com delegados da Supe­rintendência da PF no Distrito Federal e aguarda homologa­ção há 1 ano e dois meses na mesa do ministro.

Fechado com a PF de Curi­tiba, o acordo do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci aguarda homologação pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). O acordo do petista foi assinado em abril e aborda sua atuação como intermediário de repasses da Odebrecht para campanhas presidenciais do PT.

Postagens relacionadas

Brasil pode descartar mais de 12,7 bilhões de máscaras de tecido

William Teodoro

Quais cardeais brasileiros participam do conclave para escolher o próximo papa

Redação 2

Plano de áreas verdes abre consulta  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com