Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Plano de áreas verdes abre consulta  

Prefeitura abre consulta pública para Plano Estratégico de Áreas Verdes e Arborização Urbana de Ribeirão Preto; sugestões serão aceitas até 4 de julho (Guilherme Sircilli)

Com o objetivo de estimular a participação popular nas decisões relacionadas ao meio ambiente, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu na última segunda-feira, 5 de maio, consulta pública do Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana (Pesavau). 
 
A população pode contribuir com sugestões até o dia 4 de julho, por meio do formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSey2aeA4EmpqjdCcwreJaoQcMIEC-g7EBdU1RwB9_wpxBeLxw/viewform. 
 
O Pesavau tem como finalidade orientar políticas públicas e ações para ampliar a cobertura vegetal do município, aprimorar o manejo e garantir a conservação das áreas verdes já existentes. O plano busca contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável e resiliente diante dos efeitos das mudanças climáticas, como ondas de calor, secas prolongadas e queimadas. 
 
Ribeirão Preto está entre as cidades brasileiras reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o selo internacional “Cidade Verde do Mundo”. A premiação foi anunciada em abril e contemplou 34 municípios do país, sendo 14 do estado de São Paulo.   
 
Conhecido internacionalmente como Tree Cities of the World, trata-se de uma certificação concedida pela Organização das Nações Unidas em parceria com a Arbor Day Foundation. A fundação não tem fins lucrativos e se dedica ao plantio de árvores. Tem mais de um milhão de membros e já plantou mais de 500 milhões de árvores em bairros, comunidades, cidades e florestas em todo o mundo. 
 
A certificação reconhece cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes de manejo de florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas verdes, além de projetos habitacionais que preservam ecossistemas como manguezais e restingas. 
 
No dia 12 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início ao plantio de mudas de árvores na região Central da cidade. O objetivo é dar continuidade ao trabalho intensivo que a administração municipal vem realizando, desde o começo do ano, para aumentar a cobertura vegetal em Ribeirão Preto, de 18% para 30%.  
 
De acordo com a proposta, as regiões Norte e Central são as mais afetadas pela falta de arborização. Até o momento, com o programa, a prefeitura já plantou mais de doze mil mudas de árvores, ultrapassando a meta prevista. Também, doou 5.600 mudas para a população, através do Horto Municipal. Estão sendo plantadas 77 espécies nativas, incluindo árvores frutíferas e ornamentais. 
 
Tem ipê-branco, ipê-roxo, goiabeira vermelha, goiabeira branca, sombeiro e palmeiras. Além de contribuir para a redução do déficit de arborização, o programa também visa melhorar a sensação térmica na cidade, que tradicionalmente é quente, e promover benefícios ao clima local.  
 
O relatório do Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário, divulgado em maio de 2022 (www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/meio-ambiente/inventario-amostral), demonstra que apenas 12,7% do perímetro urbano era coberto por vegetação de porte arbustivo ou arbóreo na época. O estudo utilizou imagens de satélite de outubro de 2021. De acordo com o levantamento, a cobertura é desigual em Ribeirão Preto.  
 
A Zona Sul era a mais verde (15,79%), seguida da região Oeste (13,54%), Norte (11,39%) e Leste (11,34%). O Centro tinha apenas 3,58% de sua área arborizada. Dos 58 subsetores urbanos (divisões dentro das zonas, que agregam bairros próximos), apenas três possuía índice de cobertura vegetal superior a 30%: a região do Recreio das Acácias (44,7%) liderava. 
 
Das 26.669 espécies vegetais inventariadas, mais de 20 mil possuíam altura igual ou inferior a seis metros, configurando uma carência de sombreamento nas calçadas. As mais comuns eram oiti, falsa-murta, resedá-anão, ipês de jardim, aceroleira, pitangueira, quaresmeira e limoeiro. 
 
Com o propósito de fortalecer as políticas ambientais, a prefeitura de Ribeirão Preto tem promovido o diálogo com organizações da sociedade civil e demais setores da comunidade. A iniciativa busca soluções eficientes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e ampliar ações voltadas à preservação e conservação ambiental. 
 
——

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

 

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

 

@tribunaribeirao @jornaltribuna

@jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto

@noticiasribeiraopreto @meiamaratona

@meiamaratonainternacionalderibeiraopreto

@meiamaratonatribunaribeirao

 

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto supera 3.100 óbitos

William Teodoro

Solar tem pedido negado por juiz

William Teodoro

Guia orienta consumidores na proteção de dados pessoais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com