Tribuna Ribeirão
Economia

Dia das Mães – Maioria pretende almoçar em casa

Sempre atenta às expecta­tivas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners, em parce­ria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo – entrevistou 1.123 pessoas para o levantamento do Dia das Mães.

Segundo o estudo, 68% dos consumidores mostram que a celebração será intimista e com compromissos familiares em casa, seja recebendo ou não vi­sitas ou indo ao encontro de parentes. Ao serem perguntados onde pretendem comemorar a data, as respostas foram casa da mãe ou sogra (33%) e ficar em casa, sem receber visitas (18%).

Outros 11% vão receber a família em casa e 6% querem visitar parentes. Cinco por cen­to pretendem almoçar fora com a família, em restaurantes, 6% não devem comemorar a data e 20% não decidiram. A pesquisa ainda questionou os entrevista­dos sobre o que não pode faltar no Dia das Mães.

As respostas envolvem pa­lavras e sentimentos como res­peito, histórias de família, união, música, presentes, comidas es­peciais, entre outros. No entan­to, o que disparou foi 54% para almoço em família em casa, sen­do que almoço com a família em restaurante teve 8% das citações.

Os pratos tradicionais que não podem faltar na mesa apontam o destaque para dois preferenciais: churrasco (26%) e lasanha (25%). Em relação às compras, a pesquisa perguntou para as mães quais seriam os segmentos de presentes escolhi­dos por elas.

Dentre 18 opções, destacam­-se com mais de 20% de escolha vestuário (41%), viagem (39%), perfumes (37%), calçados (35%), bolsas e acessórios (30%), joalhe­ria (28%), bem-estar (spa day, massagem, etc., com 24%) e dia da beleza (estética, com 20%).

Entre as demais opções in­dicadas pelas homenageadas estão alimentos e bebidas (19%), beleza e maquiagem (19%), en­tretenimento (shows, cinema, com 15%), eletrônicos (14%), eletrodomésticos (10%), artesa­nato (9%), utilidades domésticas (9%), decoração (9%), assinatu­ra de algo que goste (2%) e ou­tros (2%).

Aperto
A pesquisa mostra que além das famílias se organizarem para uma programação mais infor­mal, em suas próprias casas ou de familiares, o valor de investimen­to nos presentes também será menor. Segundo o estudo, 46% estão mais apertados e vão gastar menos que nos anos anteriores.

Para outros 25% a situação está igual aos outros anos, nada mudou. Para 17%, está mais apertado, mas irão manter a tradição familiar. Dez por cento dizem que este ano está melhor, mais vai manter os mesmos há­bitos. Por fim, para 2% as finan­ças melhoraram e vão gastar um pouco mais.

A pesquisa perguntou quan­to em valores os entrevistados pretendem gastar a mais de sua rotina financeira, engloban­do tudo o que será feito para si mesmo e para a família. O valor máximo de R$ 250 aparece em disparada, mostrando um ti­cket médio baixo considerando compra de alimentos, bebidas e presentes para a família.

De acordo com o levanta­mento, 72% declararam que vão gastar até R$ 250, outros 20% pretendem desembolsar entre R$ 250 e R$ 500, apenas 6% vão comprar presentes entre R$ 501 e R$ 1.000 e mais 2% dos con­sumidores vão gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.500. A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1.123 respostas, sendo 69% do público feminino e 31% do mas­culino, em dez Estados.

O estudo foi feito em março e o resultado apresenta 2,9% de margem de erro. “As datas co­memorativas são momentos es­peciais, de experiências únicas. Ainda com a economia instável, os gastos menores demonstram cautela financeira o que não re­duz a importância e o reconhe­cimento da data, construir lem­branças é um valor importante para os brasileiros”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesqui­sa e sócia da Hibou.

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