Tribuna Ribeirão
Cultura

Duo apresenta show ‘Chão de flutuar’

@WANESSA LUZ

A cantora e compositora Vanessa Moreno e o pianista Salomão Soares são as atra­ções do projeto “40tena Cul­tural” da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Pre­to nesta quarta-feira, 31 de março, às 20 horas. O show “Chão de flutuar” será trans­mitido pelo canal do Youtu­be (FeiraDoLivroRibeirao) e plataforma oficial da entida­de (www.fundacaodolivro­eleiturarp.com).

O repertório promete le­var ao público internauta, além da voz e piano, a brasi­lidade com nuances rítmicas, espontaneidade e improvi­sação. O projeto é realizado com o apoio do governo de São Paulo, Secretaria de Cul­tura e Economia Criativa do Estado, Programa de Ação Cultural (ProAC), Governo Federal e a Lei Aldir Blanc.

Segundo a cantora Va­nessa Moreno, o show traz clássicos da música brasilei­ra. “Preparamos tudo com muito carinho. São várias canções do nosso disco ‘Chão de flutuar’ e também algumas novidades que tocamos ao longo do último ano”.

Músicas como “Canção do amanhecer”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes; “Cor­renteza”, de Tom Jobim e Luiz Bonfá; “Boca de Leão”, de Filó Machado; “Ninho de vespa”, de Dori Caymmi, são algumas melodias que ga­nham novas interpretações no show da dupla.

Outras canções, que fa­zem parte do disco, também compõem o repertório, como “Conversando no bar”, de Mil­ton Nascimento e Fernando Brant; “Quebradeira de coco”, de Roque Ferreira; “Sanfona”, de Egberto Gismonti; “Pedro Brasil”, de Djavan; “Via Cru­cis”, de Guinga e Edu Kneip; “Xi, de Pirituba a Santo An­dré”, Rafael Alterio e Kleber Albuquerque; “Sanfona senti­da”, de Dominguinhos e Anas­tácia e “Fica mal com Deus”, de Geraldo Vandré.

“Esperamos que as pes­soas se divirtam assim como nos divertimos tocando jun­tos. É sempre uma alegria poder criar esse formato de duo, em que há bastante es­paço para a criação e a expe­rimentação das sonoridades”, comenta o pianista Salomão Soares. Para o artista, os mo­vimentos artísticos durante a pandemia e isolamento social são de fundamental impor­tância, pois é uma forma de proporcionar um pouco de alegria às pessoas.

“Estamos todos sensíveis. A arte é uma ferramenta im­portante para que possamos nos aproximar de nossas es­sências e tentarmos sobrevi­ver nesse período de tantas dores, medos e perdas”, des­taca. Para Vanessa Moreno, o show será uma forma de conexão com o público. “As pessoas podem sentir abra­çadas ao se conectarem com essa música que passa por nós. Foi tudo feito com cari­nho e cuidado”.

Vanessa Moreno
Vanessa Moreno, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Mú­sica na categoria cantora, é natural de São Bernardo do Campo (SP). Iniciou seus es­tudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem cons­truindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carrei­ra repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmen­te como uma das grandes re­velações da música brasileira.

A cantora tem dois discos lançados com o contrabaixis­ta Fi Maróstica, “Vem ver” (2013) e “Cores vivas – Can­ções de Gilberto Gil” (2016), um CD solo “Em Movimen­to” e em 2019 lançou “Chão de flutuar”, em duo com o pianista paraibano Salomão Soares. Vanessa ainda inte­grou durante quatro anos o trabalho “Saraivada”, de Chico Saraiva (Prêmio Visa 2009) ao lado do percussio­nista Ari Colares.

Participou de gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Pas­sos, Fabiana Cozza, Chico Pi­nheiro, Sergio Santos, Swami Jr., Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Zé Pitoco, Nai­lor Proveta, Mônica Salmaso, Maria Gadú, Tó Brandileone, Criolo, Dani Black, Alexandre Ribeiro, Marcelo Pretto, Toni­nho Ferragutti, Ellen Oléria, Renato Braz, Mônica Salma­so, entre outros. Para conhe­cer mais sobre a artista acesse: www.youtube.com/vanessa­moreno.

Salomão Soares
É vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, fi­nalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça, vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Sa­vassi 2018. Foi artista convida­do para quatro shows no Fes­tival Sesc Jazz 2018 – um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina, sendo convidado especial de Herme­to Pascoal para o show de en­cerramento do mesmo evento.

Aos 30 anos de idade, Sa­lomão Soares vem se desta­cando como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, ar­ranjador e compositor.

Já dividiu palco com no­mes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Leny Andrade, To­ninho Horta, Filó Macha­do, Hamilton de Holanda, Nenê, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Altay Veloso, Arismar do Espírito Santo, Mônica Salmaso, Renato Braz.

Em 2018 o pianista lançou seu primeiro CD “Alegria de matuto” e um disco em duo com o acordeonista Toninho Ferragutti. Em 2019, lançou “Colorido urbano”, álbum de estreia de Salomão Soares Trio (Selo Blaxtream) e o CD “Chão de flutuar” duo com a cantora e compositora Vanes­sa Moreno. Para conhecer, acesse: http://www.salomao­soares.com.br/.

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto terá tributo ao Nirvana

William Teodoro

Durona

Redação 1

Literatura erótica ganha força no universo feminino

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com