A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), realizará na próxima segunda-feira, 23 de outubro, às 16 horas, mais uma Conferência Internacional de Literatura e Educação. O convidado desta edição é o educador chileno Humberto Maturana. O debate contará com a participação da bióloga Ximena Dávila Yáñez, pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.
O evento tem entrada franca é gratuito e acontecerá na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP – o auditório fica na rua Pedreira de Freitas nº 20, ao lado do prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), dentro do campus da USP, na avenida bandeirantes nº 3.900, Jardim Monte Alegre. As vagas são limitadas. Mais informações em www.iea.rp.usp.br.
O convidado vem do Chile para relatar sua experiência inovadora em educação. Maturana é um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical, além de criador da ‘‘Teoria da Autopoiese’’ e da ‘‘Biologia do Conhecer’’, junto a Francisco Varela. Ximena Dávila Yáñez é pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.
Professor, neurobiólogo e pensador chileno Humberto Maturana, é Ph.D. pela Universidade de Harvard (EUA) e pós-doutorando pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). A epistemologia de Maturana se desenvolveu e denota um evidente traço marcante que a diferencia de outras, a partir do estudo e explicação do ser vivo que produz o conhecimento.
Focado no ser humano e explicando-o como um sistema autoconstrutivo, permeado de emoções e incapaz de distinguir entre percepção e ilusão, Maturana traça um caminho desde a explicação do agente para poder chegar à explicação do conhecimento científico, na qual o agente tem papel central.