Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Eleições 2020: planejamento e mídias sociais

Roy Edward, diretor da Next Produção: Candidato tem que estar atento às redes sociais - FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

As últimas eleições vêm sen­do diferente em vários aspectos: aporte financeiro, criação, utili­zação de velhos espaços como rádio e TV e de novos, como as plataformas digitais. Cada plei­to uma nova história. E neste ano não será diferente. Para o publicitário ribeirão-pretano e especialista em eleições, Roy Edward, 36 anos, que trabalha em campanhas eleitorais e pres­ta serviços para governos desde 2002, as mídias sociais terão pa­pel decisivo neste ano.

“Vejo que as mídias sociais estão tendo um papel decisivo na eleição, muitos candidatos não entenderam isso ainda e quem tiver esse planejamento antes terá uma certa vantagem na hora da votação”, aponta Roy.

Roy, o publicitário Laonte Klawa e equipe durante trabalho em uma campanha para prefeito de Ribeirão

Segundo ele as principais di­ferenças notadas nas campanhas eleitorais é a busca do eleitor por informações. “O envolvimento da população, antes o voto era dado com pouca consciência e muito emocional, hoje uma parcela dos eleitores busca mais informações de quem é seu can­didato, o que fez ou o que faz, como é sua vida pessoal, etc., mas ainda é uma fatia pequena do eleitorado, ainda temos mui­to que evoluir”, completa.

15 anos de carreira
Em 15 anos de carreira em produções publicitárias, Roy Edward passou por diversas produtoras e várias campanhas eleitorais, desde municipais, até a governo do estado e Se­nado Federal, além de campa­nhas fora do país.

Ao comparar as dificulda­des de realizar trabalhos nas disputas aos cargos executivos com os do legislativos, Roy aponta que o primeiro requer mais atenção. “Campanha para o Executivo é sempre mais complicado, são muitas pos­sibilidades de estratégia para uma única vaga. A atenção so­bre todos os candidatos é maior. Qualquer erro pode custar todo o projeto do candidato”, diz.

Ele também comenta os tra­balhos de disputa ao Governo do Estado e ao Senado. “Campa­nhas assim é sempre um grande desafio, a meta é levar nossa co­municação para toda a popu­lação. Toda a estrutura tem que ser repensada para mostrar as necessidades e/ou benefícios que o estado tem, muitos esta­dos sofrem com a falta de es­trutura (internet, rádio e TV) o que dificulta e aumenta o custo da campanha, por isso temos que ter mais recursos financei­ros e pessoas”.

Trabalhar fora do país -, Roy participou de uma campanha em El Salvador em 2010-, mos­trou a ele uma cultura diferente em processo eleitoral. “A essên­cia é a mesma, mas a cultura é totalmente diferente. Levou a um esforço muito maior para entender a real necessidade da­quele lugar e o que nossa estra­tégia poderia fazer de diferente para o nosso cliente ser eleito, e sim, saímos vitoriosos. Foi uma experiência única”.

Roy é diretor da Next Pro­dução, produtora que nasceu em Ribeirão Preto em 2010, e desde então vem crescendo e se tornando uma referência na área do marketing político e pu­blicitário. “Nossa expertise na comunicação de diferentes seto­res, nos ajudou a construir uma história repleta de conquistas e grandes resultados para os nos­sos clientes. Para nós, filmar vai além de seguir um roteiro”.

A empresa trabalha em criação de comerciais para TV, vídeos institucionais, documen­tários, videoclipes, filmes, ani­mações, vinhetas, efeitos visuais, finalizados para as mais diversas mídias. “O objetivo maior da Next é oferecer filmes criativos, unindo tecnologia e principal­mente talento”, finaliza.

Sustos: terremotos e terrorista no hotel
Roy Edward comenta alguns imprevistos que aconteceram durante as jornadas de trabalho. Entre eles, um terremoto e a presença de um terrorista no mesmo andar que estava hospedado.

O terremoto foi em 2010 em El Salvador. “Estávamos editando um filme, tudo caminhava tranquilamente, quando começou um terre­moto de 6.2, durou 12 longos segundos (rs) graças a Deus a região em que estávamos não sofreu nenhum problema mais grave, porém o entorno de El Salvador foi muito castigado”.

“Outro fato curioso foi em 2014, quando um terrorista entrou no hotel que estávamos hospedados em Brasília. O mesmo subiu até o décimo terceiro andar do hotel Saint Peter com o mensageiro feito de refém, disse que escolheu essa andar por que era o número do PT e adivinha qual andar que estávamos hospedados? Eu estava saindo do banho quando o sujeito abriu a porta do meu quarto e mandou recolher todos os meus pertences e sair rápido dali. Todo o perímetro do hotel foi isolado e depois de algumas horas de negociações o “terrorista” se entregou. As armas e bombas era falsas. Ninguém se feriu”.

Campanhas e trabalhos realizados
2002/2003 – Produção de vídeos para Prefeitura de Ribeirão Preto
2004 – Campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto (Gilberto Maggione – PT)
2006 – Campanha para presidente (Cris­tovam Buarque – PTB – Fabrika Filmes
2008 – Primeiro turno, campanha para prefeitura de Ribeirão Preto – João Gandini (Integrou a coordenação de marketing com o jornalista e publicitário Renato Fa­leiros – Polis Propaganda – João Santana)
2008 – Segundo turno, campanha para Prefeitura de São Paulo – Marta Suplicy (editor e finalizador de programas – Polis Propaganda – João Santana)
2010 – Campanha para Governador de Goiás – Marconi Perillo – PSDB. Coor­denador e diretor. Marqueteiro Adriano Gueres. 2010 – Editor e finalizador de programas para o Governo de El Salvador junto com a equipe da Polis Propaganda – João Santana.
2011/2012 – Produção e direção de víde­os para Prefeitura de Ribeirão Preto
2012 – Campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto – João Gandini – PT. Integrou a coordenação de marketing do publicitário Renato Faleiros. 2013/2014 – Produção e direção de víde­os para Prefeitura de Ribeirão Preto.
2014 – Campanha para governador do Distrito Federal – José Roberto Arruda (PR). Coordenador e Diretor – Marqueteiro Renato Faleiros
2016 – Coordenou o marketing da campa­nha de Ricardo Silva – PDT à prefeitura de Ribeirão Preto. 2017 – Produção de vídeos para o PMDB-SP.
2018 – Coordenou junto com o Marquetei­ro Renato Faleiros a campanha de Izalci Lucas para o Senado.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Campanha para prefeito em RP pode custar R$ 18,5 mi 

Redação 2

Vida de gari de RP é contada em livro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com