Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Emenda tenta barrar empresas de valores

Os ataques patrocinados pelo crime organizado contra as sedes de empresas de transporte e guarda de valores, carros-fortes e caixas eletrônicos de agências bancárias deixaram a população de Ribeirão Preto em pânico, além de gerar prejuízo a comer­ciantes e prestadores de serviços vizinhos destes estabelecimen­tos. Agora, a discussão chegou à Câmara de Vereadores, que tenta emplacar um dispositivo na Lei Orgânica do Município (LOM) para garantir a seguran­ça da população. Mas a proposta é polêmica.

A proposta de emenda à Lei Orgânica, protocolada na Câma­ra de Vereadores por Elizeu Ro­cha (PP), na segunda-feira, 5 de novembro, não deverá ser votada neste ano. O projeto dá nova reda­ção à alínea “b”, do inciso XXVI, do artigo 4º da LOM que dispõe sobre a revogação da licença de funcionamento de empresas cujas atividades se tornarem prejudi­ciais à segurança da população. Na prática, tem por objetivo pos­sibilitar ao Executivo a revogação dos alvarás de funcionamento das responsáveis por guarda e trans­porte de valores.

Por se tratar de mudança na Lei Orgânica do Município, con­siderada a “Constituição Muni­cipal”, a proposta obedece a um trâmite legal que deve inviabilizar sua votação em 2018. Antes de ser analisada pelas comissões do Legislativo – principalmente a de Constiutuição, Justiça e Redação, Segurança Pública e até a de Fi­nanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária, já que a suspensão das licenças pode im­pactar as receitas do município – precisa ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Após a publicação, a proposta tem de esperar o prazo de três ses­sões ordinárias para, então, ser en­viada para análise das comissões obrigatórias (CCJ e Finanças) e a de mérito (Segurança). Somente após tramitar e receber parecer favorável o projeto estará pronto para entrar na pauta e ser votado em plenário. A data será definida pela presidência do Legislativo. Outro fator regimental que deverá dificultar a votação neste ano diz respeito à obrigatoriedade da pro­posta ser votada em dois turnos.

As duas votações precisam ser separadas por intervalo de dez dias corridos e ter o chamado quorum qualificado, que no caso de Ribeirão Preto representa, no mínimo 18 dos 27 votos possí­veis. Resultado: com todas estas exigências legais, todo o processo deverá ser concluído na segunda quinzena de dezembro, às véspe­ras do recesso parlamentar. A últi­ma sessão ordinária deste ano será realizada em 20 de dezembro.

Os motivos para a mudança
Segundo Elizeu Rocha (PP), há quase dois anos ele vem co­brando uma atitude efetiva do Executivo quanto à segurança da população em relação as em­presas de guarda e transporte de valores. Mas, segundo o progres­sista, até agora nada foi feito. Em março de 2017, o parlamentar apresentou indicação à prefeitu­ra de Ribeirão Preto cobrando a elaboração de projeto de lei que proibisse a concessão de alvarás a estas empresas dentro do perí­metro urbano de Ribeirão Preto. A administração municipal afir­ma as empresas estão ampara­das por lei federal.

O parlamentar lembra tam­bém que já tomou outras medi­das com relação à segurança dos munícipes, como as duas emen­das de sua autoria incorporadas ao texto do Plano Diretor. A pri­meira relaciona os impactos de segurança e a segunda consiste em comércios e serviços não in­cômodos ou perigosos.

“Não podemos mais contar com a sorte e expor ao risco pes­soas inocentes. Um ataque como este na Lagoinha, caso tivesse sido no Santa Cruz, teríamos danos irreversíveis e morte de vários inocentes. Como vereador tenho adotado todas as medidas que estão legalmente ao meu alcance e espero que a prefeitura cumpra o seu papel, olhando com bastan­te atenção para este caso porque a população não pode mais convi­ver com o medo e a insegurança 24 horas”, conclui.

Postagens relacionadas

Parecer contrário tira ‘lockdown’ da pauta

William Teodoro

Buracos em rua causam acidentes no Jardim do Trevo, diz moradores

William Teodoro

Criança de nove anos precisa de sangue O negativo em Ribeirão Preto

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com