Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Empresa terá de explicar atraso

Alfredo Risk
Previsão para conclusão dos plenários era de seis meses, até o final de junho, mas construtora disse que entregaria as obras em maio, o que não ocorreu

Câmara de Vereadores convocou a empresa responsável pelas por obras em plenários para reunião na sexta-feira (26)

A Câmara de Ribeirão Preto convocou a empresa Arcon Construtora Ltda., responsável pela reforma dos plenários I e II do Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo, para reunião em que terá de apresentar o cronograma final dos serviços e explicar o atraso nas obras. Será nesta sexta-feira, 26 de junho, às dez horas, na Sala da Gestão de Contratos.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 22 de junho, motivada também após a Arcon Construtora responder, de forma genérica, aos questionamentos feitos em notificação expedida pelo Legislativo em 11 de junho, segundo consta no DOM. A Câmara pediu á empresa os projetos estrutural e arquitetônicos revisados e o cronograma físico financeiro executivo.

A empresa, da cidade de Hortolândia, foi a terceira colocada na licitação aberta pela Câmara ao oferecer R$ 4.765.616,33 pelo serviço. Foi convocada após as duas primeiras colocadas serem desclassificadas por problemas na documentação exigida no edital.

O edital de homologação foi publicado no Diário Oficial do Município  de 21 de outubro do ano passado. A previsão para conclusão era de seis meses, até o final de junho, mas a construtora disse que entregaria as obras em maio, o que não ocorreu.

Desde dezembro, o Legislativo de Ribeirão Preto promove sessões virtuais – sem a presença física de vereadores. O “home office” ocorre devido às obras de reforma dos plenários I e II do Palácio Antônio Machado Sant’Anna. Atualmente, as reuniões online acontecem às segundas e quartas-feiras, com transmissão pela plataforma Zoom e TV Thathi.

A reforma dos plenários prevê a revitalização dos espaços, com mais acessibilidade e conforto para a população que visitar o Legislativo, além de modernizar o trabalho dos vereadores.

A adequação foi necessária, principalmente, para que a Câmara consiga regularizar definitivamente o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).   O Salão Nobre será considerado como um segundo plenário e receberá o atual sistema de votação que estava em uso no principal.

A reforma do Jornalista Orlando Vitaliano contempla a ampliação da área dos parlamentares, novo sistema de votação com telão em led, troca do carpete por material com resistência ao fogo, adequação das cadeiras nas galerias visando acessibilidade para pessoas com deficiência.

Será feito ainda, a troca de piso, instalação de novos sanitários adaptados, iluminação adequada, alteração da fachada conforme orientação do Corpo de Bombeiros, adequação das rampas com material não combustível conforme exigências legais da corporação.

Por fim, será refeita toda parte elétrica com a troca do transformador e toda a fiação, a implantação de um para raio e de um núcleo independente de energia no plenário. A previsão é que as obras sejam concluídas no mês de maio. Em função das obras, desde dezembro do ano passado, as sessões do Legislativo estão sendo realizadas virtualmente.

Telhado –
A Câmara de Ribeirão Preto concluiu a licitação para a reforma do telhado do Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo. A empresa Engelimp Infraestrutura e Serviços Ltda. venceu o certame com a proposta de R$ 2.796.292,95, contra um custo máximo estimado no edital de licitação de R$ 3.968.390,60, desconto de R$ 1.172.097,65, economia de 29,54%.

O certame estabelece que a empresa vencedora faça a reforma no prazo de seis meses, contados a partir da assinatura do contrato e o Legislativo espera emitir a ordem de serviço (OS) nas próximas semanas. 

A licitação prevê também a reforma da casa de máquinas do prédio e foi iniciado em 6 de fevereiro com a participação de 42 empresas. Entre os serviços a serem realizados está a troca da cobertura das atuais telhas por metálicas com termo acústico, troca de rufos, troca dos condutores de águas pluviais e nova rede interna. 

Também será construído reservatório de captação de águas pluviais para reuso de água da chuva. O telhado será preparado para suportar a instalação futura, de placas fotovoltaicas. Em média, por ano, a Câmara gasta cerca de R$ 500 mil com energia elétrica.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Brasil encerra fase de grupos da Copa contra Escócia

Redacao 5

Sessão da Câmara desta 
quarta-feira será de manhã

Redacao 5

Vereadores aprovam nova 
lei de centros comunitários

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade