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Estado vai avaliar macroanel em RP

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, dis­se na manhã nesta sexta-feira, 3 de setembro, que o governo de São Paulo vai avaliar o pedi­do feito pela prefeitura de Ri­beirão Preto para a construção de um macroanel interligando rodovias no entorno da cidade.

“Conversamos com os prefeitos da região e vou levar isso a estudo e nós vamos res­ponder como vamos viabili­zar. Mas a ideia é que a gente trabalhe na viabilização desse projeto, que faz todo sentido para região”, afirmou o secre­tário durante vistoria técnica nas obras de duplicação e re­cuperação da Rodovia Mário Donegá (SP-291), entre Ri­beirão Preto, Dumont, Barri­nha e Pradópolis.

“Vamos analisar o pedido e a viabilidade da execução, tão logo a gente receba o pro­jeto sugerido pela Prefeitura de Ribeirão Preto”, emendou o secretário, que conversou com o prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) durante a visita. “A ideia é desafogar o tráfego de caminhões que tem que pas­sar pelo anel viário de Ribei­rão Preto, vindo pela Rodovia Anhanguera”, disse o tucano.

“Com isso, você melhora a infraestrutura viária e rodo­viária da região e desafoga a infraestrutura viária urbana, pois o anel viário se transfor­mou em uma grande aveni­da, com tráfego intenso em nossa cidade”, afirma Duarte Nogueira, lembrando que a implantação do macroanel de Ribeirão Preto será impor­tante para melhorar a mobili­dade urbana da cidade.

Estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Ge­ografia e Estatística (IBGE) indica que Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, cres­cimento de 1,16% em relação politana (RMRP), formada por 34 cidades, tem uma po­pulação de 1.755.029, cresci­mento de 0,98%.

Segundo a prefeitura, foi solicitada a implantação da obra entre as rodovias José Fregonesi (SP-328), Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) e Mário Donegá. A ideia, caso a obra seja viabilizada, é reduzir o número de veículos na Rodovia Anhanguera (SP- 330) e na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Con­torno Sul.

Duarte Nogueira informou que o vice-governador Rodri­go Garcia, também secretário de Governo, já está ciente da solicitação. “João Octaviano vai fornecer elementos técni­cos mais aprimorados para o Rodrigo Garcia, que volta a Ribeirão Preto no dia 14 de se­tembro, quando será possível ter informações mais aprofun­dadas sobre a implantação do macroanel”, explicou.

A obra deve reduzir o número de veículos, princi­palmente os caminhões, que precisam passar por Ribeirão Preto a caminho de outras cidades, como Sertãozinho, Pitangueiras e Barrinha, en­tre outras. Já a obra na Ro­dovia Mário Donegá está sob responsabilidade do De­partamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vin­culado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, e vai beneficiar mais de 776 mil habitantes da região.

Inicialmente, o investi­mento do governo do Estado seria de R$ 56,6 milhões, mas release divulgado ontem pela assessoria da pasta informa que a intervenção vai custar R$ 86 milhões. Os serviços começaram em 13 de maio e foram divididos em três lotes. O primeiro lote do pacote de obras prevê a recuperação do pavimento asfáltico da ro­dovia do quilômetro zero ao 10,1, entre Ribeirão Preto e a cidade de Dumont.

No segundo, a pista da Ma­rio Donegá será duplicada do quilômetro 10,1 ao 12,3, no trecho urbano de Dumont. Já no terceiro lote, as equipes vão realizar trabalhos para a recuperação da pista do quilô­metro 12,3 ao 26,3, passando pelo município de Barrinha até Pradópolis. Além disso, as vias de acesso SPA 193/053 e SPA 197/253 também foram con­templadas e serão moderniza­das em toda a sua extensão.

A sinalização de solo, placas e sistema de drenagem serão renovadas em toda a extensão das obras. A previsão é que os serviços sejam executados em 18 meses – entre outubro e no­vembro de 2022. Diariamente, a Mario Donegá é utilizada por mais de 14 mil veículos.

Os projetos foram desen­volvidos com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários, em seus deslo­camentos cotidianos, e tam­bém fomentar a economia da região, melhorando o fluxo dos veículos de carga. As obras na Rodovia Mário Donegá deveriam gerar 280 postos de emprego na região, sendo 80 diretos e 210 indiretos. A orientação é para que as em­presas vencedoras usassem mão de obra local.

“É uma obra grande que vai beneficiar quase 800 mil habitantes. Além de propor­cionar mais segurança para os 14 mil motoristas que passam por aqui todos os dias, dará um impulso no escoamento da produção agrícola desta re­gião”, afirmou o secretário João Octaviano Machado Neto.

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