Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Estre Ambiental diz que negocia com motoristas 

Empresa diz que solicitou nova reunião com o Sindicato dos Motoristas e Condutores de Ribeirão Preto para dar continuidade às negociações sobre o reajuste da categoria (Alfredo Risk)

A Estre Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo e pelo gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos na cidade, afirmou ao Tribuna que segue em processo de negociação com o Sindicato dos Motoristas e Condutores de Ribeirão Preto e Região. 
 
A discussão envolve as reivindicações dos motoristas da empresa que realizam o serviço de coleta de lixo em Ribeirão Preto. Na segunda-feira, 29 de janeiro, o sindicato anunciou que os cerca de 100 profissionais da Estre Ambiental devem decretar estado de greve caso não sejam atendidos. 
 
Por meio de nota, a empresa afirma que está aberta ao diálogo. “A empresa solicitou uma nova reunião com o Sindicato dos Motoristas e Condutores de Ribeirão Preto para dar continuidade às conversas, ainda no mês de janeiro”, diz no comunicado.  
 
A empresa destaca ainda seu compromisso com a população de Ribeirão Preto para que não haja interrupção da coleta no município”, finaliza a Estre Ambiental no texto. A empresa concessionária do serviço de coleta de lixo não informou a data da reunião. 
 
ContratoA empresa teve o contrato prorrogado emergencialmente, pela segunda vez, até 29 de junho devido a questionamentos na esfera judicial evolvendo a licitação que definirá a nova responsável pelos serviços na cidade. O primeiro aditamento terminou em 29 de dezembro do ano passado e tinha valor de R$ 43.531.359,61 
 
Segundo o presidente do sindicato, o ex-vereador Walter Gomes, os cerca de 100 motoristas da empresa que realizam a coleta de lixo são desvalorizados. Diz que mesmo sendo os chefes da equipe de coletores dos caminhões, recebem percentual menor por insalubridade e nas horas extra pagas aos sábados, após as 16 horas, em relação aos lixeiros.  
 
DiferençaA insalubridade paga aos coletores, segundo o sindicato, tem percentual de 40% e a dos motoristas, de 20%. Já nos plantões aos sábados, após as 16 horas, os motoristas recebem 50%, contra os 100% pago aos lixeiros. A data-base da categoria é dezembro e o percentual de reajuste salarial ainda não foi definido.  
 
ReajusteOs motoristas reivindicam aumento de 5% para uma inflação de 4,83% acumulada em doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também reivindicam tíquete-alimentação de R$ 700.  
 
O sindicato afirma que a Estre Ambiental teria oferecido correção de 3,68%. Uma reunião com a empresa será realizada nesta terça-feira, 30 de janeiro. Na sexta-feira (26), o a entidade sindical divulgou carta aberta a população de Ribeirão Preto.  
 
InsatisfaçãoNo documento, diz que a principal reivindicação dos motoristas é o reajuste salarial, apresentado pela empresa de forma insatisfatória. A proposta oferecida está abaixo da inflação, o que significa um empobrecimento real dos trabalhadores, que já sofrem com longas jornadas de trabalho e condições adversas”, diz trecho da nota.  
 
“Essa situação é ainda mais preocupante quando levamos em conta a importância do papel desempenhado por esses profissionais em nossa comunidade”, diz parte do documento. “Caso a empresa não se sensibilize e atenda as demandas dos trabalhadores, o sindicato responsável pelos motoristas poderá notificá-la e, em um prazo de 72 horas, dar início a uma greve”, emenda.   
 

 
 

VEJA TAMBÉM

Unidade móvel do Bom Prato em RP

Redação

Brasil encara Egito em último desafio antes da Copa do Mundo

Redação

Alcolumbre sugere ‘melhorar escala’

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com