A 48ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto (Flerp) termina neste sábado, 13 de novembro. O evento trouxe uma novidade neste ano: a sua primeira experiência em formato híbrido – com atividades presenciais e outras remotas (YouTube e Facebook) – por causa da continuidade da crise sanitária.
A iniciativa é da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. “O ano passado trouxe desafios para toda a humanidade. Para realizarmos a Flerp não foi diferente”, diz Mário Gonçalves, diretor do Departamento do Livro da USE.
A Flerp acontece desde 1974, em praça pública, com o objetivo de levar o conhecimento e a literatura espírita para toda a população de Ribeirão Preto e região, por isso o evento foi online. A adaptação da Flerp para esse novo momento da pandemia não é a única novidade desta 48ª edição.
A Flerp presencial acontece no Centro Cultural Palace. “Somente a 1ª Flerp foi realizada neste ponto turístico da cidade, que na época ainda era o Hotel Palace”, lembra Gonçalves. Todas as outras edições aconteceram na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, e na praça Carlos Gomes, no Centro Histórico.
A programação do último dia da 48ª Flerp está disponível no Facebook (www.facebook.com/useribeirao/) e no canal do YouTube (www.youtube.com/c/USESP), além de redes de parceiros como a RAETV – Rede Amigo Espírita.
Acesso aos livros
Os livros estão disponíveis tanto no espaço do Centro Cultural Palace como no site feiradolivro.userp.org. br, podendo ser acessado de qualquer localidade. Durante todo os dias, o público contará com valores promocionais, com condições especiais para as obras de Allan Kardec (1804-1869).
O autor francês e influente educador se tornou o codificador do espiritismo. Para auxiliar na escolha dos títulos, a organização do evento preparou uma seleção composta por todos os gêneros da literatura espírita (obras filosóficas, estudos científicos, contos, romances, poesias, infantojuvenis, entre outros). O Centro Cultural Palace fica na rua Álvares Cabral nº 322, ao lado do Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico.