Após receber denúncia na noite de domingo, 9 de agosto, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) encerrou uma festa clandestina realizada em uma chácara no bairro Jardim Salgado Filho, na Zona Norte de Ribeirão Preto. As pessoas que estavam no local – cerca de 200 – foram orientadas a retornarem para suas residências.
A GCM chegou ao local após denúncia de que uma festa estaria acontecendo no local irregularmente, com as pessoas desrespeitando as medidas de distanciamento social para conter o avanço e contágio do novo coronavírus (covid-19) na cidade. O organizador da festa foi identificado e a Vigilância Sanitária irá tomar as medidas cabíveis.
“O vírus continua existindo e não há medicação ou vacina para combatê-lo. É fundamental que as pessoas tenham empatia e entendam que, além de poder se contaminar, podem também contaminar pessoas mais frágeis da sua família, que correm maior risco de vida”, diz Domingos Fortuna, superintendente da GCM.
Apesar de o município ter avançado para a fase amarela, é preciso que a população tenha muita responsabilidade e mantenha todos os cuidados de higiene, distanciamento social e uso de máscaras, com o intuito de não regredir no Plano São Paulo.
Segundo a GCM, no final de semana foram feitas 125 orientações à população, 15 estabelecimentos foram visitados e duas aglomerações foram barrada, entre elas a festa no Salgado Filho. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 da Guarda Civil, 156 do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) e 190 da Polícia Militar.