A organização do Festival de Cannes anunciou, na terça-feira, 14 de abril, que o evento não mais vai ocorrer na nova data, entre o fim de junho e o início de julho. O anúncio aconteceu depois que o presidente da França, Emmanuel Macron, determinou o prolongamento da quarentena no país até meados de julho por conta da pandemia do novo coronavírus.
“É claramente difícil acreditar que o Festival de Cannes possa ser realizado neste ano em seu formado original”, diz a nota divulgada pelos organizadores. “Assim, iniciamos conversas com profissionais, na França e no exterior. Todos concordam que o festival deve explorar todas as contingências que permitam tornar real a edição de 2020.”
O Festival de Cinema de Cannes, provavelmente o evento cinematográfico mais prestigioso do mundo, já havia adiado a data original de sua 73ª edição por conta do surto do novo coronavírus. Os organizadores do festival da Riviera Francesa, agendado para ocorrer entre 12 e 23 de maio de 2020, disseram em março que estavam considerando realizar o evento no fim de junho ou início de julho.
Os produtores foram relutantes em cancelar Cannes. Por semanas, eles evitaram questões e tentaram divulgar o processo seletivo. Mas conforme a pandemia se espalhou pela França, a decisão se tornou inevitável. O governo ordenou o fechamento de todos os cinemas, restaurantes e cafés no país para combater o vírus. Outros grandes festivais de cinema, como o South By Southwest e o Festival de Tribeca também foram adiados ou cancelados.
No ano passado, a produção brasileira “Bacurau” ganhou o Grande Prêmio do Júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes. O filme é dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Desde sua estreia já era considerado um dos filmes mais instigantes produzidos no Brasil no século 21, pelos críticos de todo o mundo.
Apenas um filme brasileiro tinha ganho este prêmio anteriormente: “O Pagador de Promessa”, de Anselmo Duarte, em 1962. A produção é uma crítica social e política, ambientada em um pequeno povoado do sertão brasileiro, num futuro próximo. No elenco estão Sonia Braga, Udo Kier, Barbara Colen, Karine Teles, Silvério Pereira e Lia de Itamaracá. “Bacurau” mistura drama, mistério e ficção científica. É uma produção franco-brasileira.

