A Fifa anunciou nesta quinta-feira mudanças em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus. O presidente Gianni Infantino afirmou em entrevista coletiva que está confirmado para setembro o início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 na América do Sul e na Europa, que iniciariam a disputa em março.
Outros continentes e confederações vão começar a classificatória para o Mundial com atraso. A entidade preferiu já adiar a repescagem das eliminatórias, que serão disputadas em junho de 2022. Antes, a rodada estava marcada para março. O sorteio dos grupos do Mundial do Catar foi remarcado para o fim de abril e ocorrerá, desta forma, antes da repescagem. A Copa está marcada para dezembro de 2022.
Nenhuma das eliminatórias terá sua fórmula de disputa e número de jogos alterados, a princípio. Para permitir isso, a Fifa estenderá algumas janelas para acolher uma maior quantidade de partidas por pausa no calendário.
As janelas de outubro e novembro estão mantidas para todas as confederações e serão estendidas em um dia cada na Europa, permitindo três jogos entre as seleções neste intervalo, em vez de dois. A Data Fifa de junho de 2021, por sua vez, terá sete dias a mais de duração nas Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania. Isso permitirá a realização de quatro jogos por cada equipe, e não dois, como previa o calendário original.