Rui Flávio Chúfalo Guião *
O acadêmico Elias Antônio Neto, Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, instituiu, desde sua posse, o programa mensal Frente a Frente com o Autor, com o objetivo de permitir aos membros do Sodalício expor seu processo criativo, suas histórias, suas estórias e comentar seus livros. Na última segunda-feira, dia 29 de setembro, tivemos a oportunidade de ouvir o Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, associado correspondente da entidade. Nascido em Anápolis, GO, Lauro estudou no Colégio São Bento, de São Paulo e no Santo Inácio, do Rio de Janeiro, graduando-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica desta última cidade.
Logo ingressou no Curso de Preparação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, onde se formou em 1965, passando a exercer vários postos da carreira em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat ( Marrocos ) e Lisboa, neste dois últimos já como embaixador. Junto com a carreira diplomática, Lauro Moreira sempre foi um divulgador da cultura brasileira e de língua portuguesa, além de cultivar a arte cênica: foi autor, ator e diretor. Dotado de ótima e vibrante voz, gravou vários poetas, como Manoel Bandeira e Marly de Oliveira, além de outros expoentes da nossa língua.
Teve vida cultural intensa, convivendo com Cacá Diegues e Arnaldo Jabour, seus colegas de escola, Manoel Bandeira, Guimarães Rosa, Clarisse Lispector, Marly Oliveira, dentre outros. Quando servia em Barcelona, criou o Som Brasil( somos Brasil, em catalão ), levando a música brasileira para espetáculos em vinte e duas cidades espanholas, um grande sucesso.
Falando sobre seu livro mais recente, Quincasblog, justificou seu nome como uma expressão de sua grande admiração por Machado de Assis. Esta paixão nasceu ainda na Academia de Letras do Colégio Santo Inácio, onde para ocupar, por concurso, a cadeira que leva o nome do maior escritor brasileiro, teve que estudar sua vida e obra, ato que iniciou sua devoção a Machado.
Já escreveu vários ensaios, estudos e fez palestras sobre o mestre, sendo considerado hoje um dos maiores conhecedores de Machado. O Quincasblog é uma coletânea de publicações eletrônicas sobre vários fatos ocorridos em sua longa carreira.
De maneira fácil, agradável e escorreita, Lauro destacou seus encontros com poetas e escritores, bem como seus contatos com os mais variados tipos de pessoas. Como ligação do Itamaraty com a seleção brasileira, privou da amizade de craques como Pelé, Nilton Santos e Didi. Como embaixador no Marrocos, realizava semanalmente uma reunião na embaixada, para divulgar literatura e música brasileira, o que lhe permitiu criar amizade com os marroquinos., povo tão diferente do nosso.
Seu último posto foi o de embaixador do Brasil junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa. A ideia de reunir países que falam a nossa língua foi concretizada em 1996, com a criação da CPLP, integrada por Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.
Posteriormente, aderiram a Guiné Equatorial e o Timor-Leste. Somos uma população de 300 milhões que não só partilhamos a língua, como a cultura lusa. Aposentado, Lauro Moreira divide sua residência entre Lisboa e Ribeirão Preto e continua sua grande atividade em prol da cultura brasileira e a divulgação de obras em língua portuguesa. Extremamente educado e agradável, é sempre um privilégio ouvir histórias e estórias de sua vida.
* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras

