Tribuna Ribeirão
Cultura

Fundação cria nova ferramenta digital

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto acaba de lançar a plataforma virtual “Livro Vivo” (www.livrovi­vorp.com). O site é um novo espaço para aproximar profes­sores, alunos e amantes da lite­ratura à obra de escritores que compõem os projetos da enti­dade. Oferece um rico acervo pedagógico e tem a missão de viabilizar democraticamente o acesso à literatura.

Disponibiliza materiais di­dáticos, reunidos e desenvol­vidos especialmente para cada autor. Informações bibliográ­ficas, produções audiovisuais, literárias, sugestões de ativida­des educativas e lúdicas – que ensinam e divertem, fazem parte do acervo, que será atu­alizado constantemente ou a cada novo projeto.

A plataforma foi desenvol­vida através do edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 que premiou várias fei­ras literárias do país, entre elas, a Feira Internacional do Livro (FIL), realizada pela Fundação do Livro e Leitura. “O primei­ro impacto positivo da plata­forma Livro Vivo é a expansão da área de atuação, uma vez que o mundo virtual não apre­senta limitação geográfica”, diz Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Também curadora da FIL, ela ressalta que “dessa forma, a entidade, que tem sede em Ri­beirão Preto, passa a atuar em qualquer localidade”. O projeto do Livro Vivo ficou na incuba­dora da entidade por cerca de quatro anos, sendo redesenha­do a cada edital. Após várias remodelações, ele chegou no formato atual de plataforma di­gital que, segundo a curadora, é reflexo da leitura do momento.

Já o Baú de Ideias é um es­paço de acesso restrito volta­do para professores que, ao se cadastrarem, podem ter po­dem ter acesso a conteúdos pedagógicos particulares, nos formatos de texto e vídeo. O acervo será ampliado cons­tantemente, inserindo conti­nuamente novos autores.

As atividades pedagógicas foram desenvolvidas com objeti­vo interdisciplinar, o que amplia as áreas de atuação para além das disciplinas de português e li­teratura. Áreas de conhecimen­to como arte, ciências, geografia, história, sociologia, matemática, entre outras, também podem ser utilizadas pelo site como re­ferência para propostas pedagó­gicas inspiradoras.

Conteúdo no ar
Nesta primeira etapa, a entidade já disponibilizou conteúdo de vários auto­res, entre eles, Thomas More (1478-1535), autor do livro “Utopia”, tema da Feira Inter­nacional do Livro de 2021. A plataforma já oferece con­teúdo dos autores que serão abordados na edição da FIL deste ano, que acontece de forma virtual no mês de agos­to, entre eles, Milton Hatoum, autor que faz parte do projeto Combinando Palavras e Semí­ramis Paterno, autora ilustra­dora homenageada.

“Nestes três referenciais distintos de produção, a plata­forma é facilitadora, pois ofe­rece dimensões literárias ex­pansivas e contribui para que o professor trabalhe com deter­minada obra”, explica Adriana Silva. A plataforma virtual Li­vro Vivo é gratuita e pode ser acessada através do endereço www.livrovivorp.com.

Postagens relacionadas

Ana Furtado revela que tem daltonismo: ‘relação de amor e respeito pelas cores’

William Teodoro

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

William Teodoro

Apae traz show de Guilherme Arantes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com