Tribuna Ribeirão
Geral

Gasolina para aviação geral também deve ter teto de ICMS de 12%, defende Abag

Por Letícia Fucuchima

A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) defende que a gasolina de aviação também seja contemplada no projeto de resolução do Senado (PRS 55/2015) que fixa a alíquota máxima de 12% na cobrança de ICMS sobre o combustível utilizado pela aviação comercial, o querosene de aviação (QAV).

A gasolina de aviação abastece aeronaves do segmento de aviação geral, responsável pelo transporte de acidentados, doentes, passageiros, cargas e valores e que atua na pulverização agrícola. O combustível está sujeito à mesma tributação do QAV, com alíquotas de ICMS que variam entre 3% e 25% dependendo do Estado.

O diretor-geral da Abag, Flavio Pires, reforça que a inclusão da aviação geral no projeto é importante porque o segmento integra milhares de municípios brasileiros que não são servidos por voos de companhias aéreas comerciais. “Onde a aviação regular não está, a aviação geral já está ou estará”, afirma. Segundo Pires, a aviação geral brasileira é a segunda maior do mundo.

De acordo com a entidade, o volume consumido de gasolina de aviação corresponde a 1% do total de combustível de aviação, de modo que o impacto dessa inclusão na arrecadação seria mínimo. “Então, por que não aproveitar a abertura desse projeto de resolução e incluir a aviação geral?”, questiona o diretor da Abag.

A Abag informou que está trabalhando em conjunto com cerca de dez associações do setor para levar esta e outras questões às discussões no Senado.

VEJA TAMBÉM

Iguatemi Ribeirão Preto recebe IGUATEMI ART GALLERY por ArtsySe em parceria com Melissa F. Lima

Redação

Morre Jonathan, animal 
mais velho do mundo

Redacao 5

Prefeitura vai gastar R$ 36 milhões com radares fixos

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com