A ex-vereadora Gláucia Berenice (Republicanos) foi nomeada vice-presidente da Fundação Dom Pedro II, responsável pelo Theatro Pedro II. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 6 de março, com efeito retroativo a 24 de fevereiro. A presidente é a jornalista Flávia Garcia Chiarello.
Vereadora por quatro mandatos consecutivos – entre 2009 e 2024 –,não conseguiu se reeleger pelo seu partido Republicanos na eleição do ano passado. Obteve 2.838 votos. Ela entrou para a política municipal em 2008, ano em que se elegeu vereadora pela primeira vez, logo na sua primeira candidatura.
Nas eleições de 2012, 2016 e 2020 foi reeleita, dando continuidade ao trabalho iniciado nos anos 1990, como assistente social em Ribeirão Preto. Além de vereadora, assumiu interinamente a prefeitura de Ribeirão Preto, por um curto período, no final de 2016, quando a ex-prefeita Dárcy Vera (então no PSD) foi afastada do cargo no âmbito da Operação Sevandija.
Na época, o vice-prefeito Marinho Sampaio (MDB) não quis assumir a prefeitura e renunciou ao cargo. Como determina a linha sucessória, a presidente da Câmara, que na época era Gláucia Berenice, ficou com a responsabilidade.
No governo do ex-prefeito Duarte Nogueira (PSDB), Gláucia Berenice foi, por mais de um ano, secretária municipal de Assistência Social. A prefeitura de Ribeirão Preto informou que a ex-vereadora é graduada em serviço social e pós-graduada em gerência de cidades, além de possuir vasta experiência na área.
O comunicado destaca que ela foi responsável pela implementação de mais de 16 serviços e programas sociais, incluindo oficinas de iniciação musical para crianças. A prefeitura reitera que a atual vice-presidente da Fundação Dom Pedro II possui sólida qualificação técnica e ampla experiência, o que permitirá uma contribuição significativa para a democratização do acesso da população ao teatro.