Tribuna Ribeirão
Cultura

Hoje tem show de choro no Pedro II

O Flor de Aguapé, que lançou seu primeiro CD, homônimo, em 2 de junho do ano passado, no Teatro Mi­naz, estará no Theatro Pedro II nesta terça-feira, 10 de abril, para participar do projeto “Amigos da Casa”. Forma­do por Jacque Falcheti (voz), Leonar­do Freitas (piano), Alexandre Peres (cavaco) e Ricardo Perez (pandeiro), o grupo faz parte da nova geração de músicos e instrumentistas que apos­tam na linguagem do choro, especifi­camente o cantado.

O CD lançado em 2017 apresen­ta canções inéditas de integrantes do grupo e de letristas e compositores do interior de São Paulo, como João Camareiro, Rui Kleiner, Iury Reis, Iara Ferreira e Glauber Seixas, além de nomes consagrados da MPB, como Paulo César Pinheiro. O trabalho tam­bém presta homenagem aos com­positores da velha guarda do choro de Ribeirão Preto, com a gravação de músicas de Belmácio Pousa Godinho e Horvildes Simões.

A direção musical é do pianista/acordeonista e arranjador Paulinho Leme e o disco também conta com a participação especial do clarinetista Alexandre Ribeiro. O Flor de Aguapé foi formado em 2012 em Ribeirão Preto e é conhecido pelo trabalho de pesquisa e promoção do repertório tradicional e atual do choro, valori­zando o canto dentro desse gênero musical e também os arranjos instru­mentais minuciosos.

Os shows do grupo trazem rit­mos como o samba-choro, choro canção, valsa, maxixe, dentre outros que permeiam o gênero choro, com poesia e interpretações ímpares. A inusitada formação instrumental do Flor de Aguapé, composta por piano, cavaco e pandeiro, reforça ainda mais a delicadeza e apuro dos arranjos e favorece o choro cantado, valorizando o diálogo entre música e letra.

Para a produção do primeiro CD, o Flor de Aguapé iniciou em 2015 a se­leção de repertório com composições inéditas dos integrantes do grupo e de compositores de choro do interior de São Paulo. O projeto foi inscrito e premiado pelo Programa de Ação Cul­tural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, via incentivo fiscal – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O show do Flor de Aguapé será às 20 horas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, no Quar­teirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. Custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre, balcão simples e galeria.

A meia-entrada vale para estu­dantes, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores e profes­sores de escolas públicas das redes municipal e estadual (mediante apre­sentação de documento comproba­tório como carteirinha da instituição, boleto de mensalidade ou holerite), aposentados (com documento espe­cífico), idosos acima de 60 anos (com cédula de identidade, o RG) e portador de deficiência com acompanhante.

Ingressos para portadores de deficiência devem ser comprados diretamente no guichê do teatro. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O Pedro II tem capacida­de para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano passado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores.

Amigos da Casa – Para valo­rizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o aces­so à cultura, com uma proposta de formação de público para apresen­tações artísticas nas áreas de músi­ca, teatro e dança, em um dos prin­cipais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.

Desde que o projeto foi implanta­do, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desen­volver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.

Postagens relacionadas

Sonic 2 é o filme escolhido de abril para sessão do CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

William Teodoro

Evento em SP marca início da 3ª. edição do Clube de Leitura 2.0 do Observatório do Livro

Redação 2

Deborah Secco vive personagem que foge com prostituta em novo filme com estreia nas telonas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com