| Por: Adalberto Luque |
A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem investigado por armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. Ele foi detido durante a Operação Élpis 13, deflagrada na manhã desta segunda-feira (25), em Dobrada, distante 100 km de Ribeirão Preto, na região de Araraquara.
A ação cumpriu mandado de busca e apreensão após investigação conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto. Segundo a corporação, o suspeito utilizava um aplicativo de compartilhamento P2P para armazenar e distribuir arquivos ilícitos.

Durante o cumprimento do mandado, os policiais encontraram o computador do investigado ligado e com o programa Shareaza em funcionamento havia mais de seis horas. No local, uma análise preliminar identificou 1.171 arquivos catalogados como material de abuso sexual infantil, somando 9,1 GB de conteúdo.
De acordo com a PF, o investigado admitiu utilizar o programa para baixar arquivos com representação sexual de menores há cerca de um ano. A versão apresentada por ele, no entanto, diverge dos dados técnicos obtidos durante 11 meses de monitoramento realizados pela investigação.
Foram apreendidos um computador, celular, nove discos rígidos, dois pen drives e outros equipamentos de informática, que serão submetidos à perícia.
O suspeito é investigado pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As investigações continuam para identificar possíveis outras vítimas, incluindo a enteada do investigado.
Segundo a Polícia Federal, a operação integra ações permanentes de combate à disseminação desse tipo de conteúdo na internet.

