Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Inadimplência atinge 36,4% de RP

DIVULGAÇÃO

O Caminhão Itinerante do Serasa Consumidor está de vol­ta. Após atender mais de 100 mil pessoas em seu primeiro ano, o veículo adaptado de onze me­tros de comprimento e cinco de largura liga os motores e dá iní­cio à sua segunda edição. Ele vai possibilitar acesso e serviços gra­tuitos para a população, além de disseminar educação financeira em 40 cidades do Brasil durante o período de um ano. A próxima parada será em Ribeirão Preto.

O caminhão ficará estacio­nado na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, a partir da próxima terça-feira, 19 de fevereiro. O mutirão vai até sábado (23), todos os dias, das oito às 18 horas. Segun­do a Serasa, número de inadim­plentes na cidade é de 253.260, cerca de 36,4% da população, estimada em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No caminhão, a população poderá consultar gratuitamente seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), conhecer e entender sua pontuação de crédito com o Se­rasa Score, além de simular e/ ou contratar empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred. Neste ano, além de todos esses serviços, a expec­tativa é ainda maior, já que agora terá uma grande novidade: os consumidores que visitarem o caminhão terão acesso a rene­gociações de dívidas atrasadas e/ou negativadas com empre­sas parceiras do Serasa Limpa Nome Online e poderão sair de lá com o boleto de pagamento em mãos.

O projeto também inclui o treinamento de professores da rede pública. A ideia é treinar mais de 1.500 professores nas 40 cidades do Brasil. Além dis­so, irá atrás do mesmo número de educadores treinados no ano passado para verificar como es­tão transformando a educação financeira nas escolas. Além de Ribeirão Preto, o caminhão vi­sitará também São José do Rio Preto, Curitiba, Joinville, Floria­nópolis, Porto Alegre, Pelotas, Chapecó, Foz do Iguaçú, Ma­ringá, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Be­lém, São Luís, Teresina, Fortale­za, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória, Belo Horizon­te, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Santos e São Paulo.

Nomes como Anhanguera, Unime, Unopar, Unic, Fama, Pi­tágoras, Uniderp, Ipanema, Tri­banco, Porto Seguro, Itaú, Claro e NET são parceiras. Atualmen­te, a Serasa conta com 15 empre­sas cadastradas, entre bancos, cartões de crédito, operadores de telefone e TV por assinatura.

E esses serviços também es­tão disponíveis no site www.se­rasaconsumidor.com.br, no en­tanto, aproximadamente 55,6% dos brasileiros não têm acesso qualificado à internet e cerca de 62,5 milhões de pessoas estão inadimplentes no país. Por isso o Serasa Itinerante rodará o país mais uma vez com o propósito de chegar até essas pessoas.

“Com a iniciativa, o Sera­sa Consumidor aumenta sua aproximação com a população brasileira, atendendo presen­cialmente e sem custos e levar informação, que é o primeiro e mais importante passo para o início de uma vida financeira saudável. Além disso, temos ci­ência que empoderar pessoas a terem o domínio e conhecimen­to de seu histórico financeiro, é o caminho para um futuro mais confortável economicamente. A falta de tempo ou acesso à inter­net não podem se tornar empe­cilhos para que o cidadão tenha acesso à informação de qualida­de”, diz o gerente do Serasa Con­sumidor, Daniel Ebbesen.

Levantamento feito pelo Tribuna junto à Secretaria Mu­nicipal da Fazenda revela que 105.909 contribuintes estão ins­critos na Dívida Ativa do mu­nicípio por não pagar tributos. O número representa 15% da população. O valor dos débitos também impressiona e totaliza R$ 656,26 milhões, aproxima­damente. A maior fatia é do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dados do De­partamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) mos­tram que, no final do ano passa­do, o percentual de inadimplen­tes era de cerca de 20%. Como a cidade possui 194,4 mil ligações de água, o total de devedores chega a 38 mil usuários.

Postagens relacionadas

RP entrega obra da Casa da Cultura  

Redação 2

Pesquisa indica aceitação de vacinação infantil nas escolas

William Teodoro

RP quer parceria para 24 ciclovias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com