Tribuna Ribeirão
Geral

Jornalista encerra a Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira em novembro

Atividades do mês, com acesso gratuito, também incluem oficina de audiovisual com o cineasta Anderson Lima (Divulgação)

Termina em novembro a “Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia”, realizada desde agosto pela Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), com produção executiva da Girassol Caminhos Criativos. Para este mês, os convidados são o jornalista Chico Felitti e o cineasta Anderson Lima. No dia 7 (quinta-feira), às 15h, Lima coordena a atividade Opala – Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual, destinada a adolescentes com idade entre 12 e 16 anos. No dia 16 (sábado), também às 15h, Felitti recebe o público para uma roda de conversa literária. Os eventos acontecem na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547) e são gratuitos (retirada de ingressos no local, 1h antes do início).

Bate-papo no dia 16 de novembro

Ganhador dos prêmios Petrobrás e Comunique-se de jornalismo, Chico Felitti conversa com o público sobre sua carreira, tanto no jornalismo como na literatura. Além de repórter, é autor de quatro livros: “Elke: Mulher Maravilha”“A Casa”“Rainhas da Noite” (finalista do prêmio Jabuti 2023) e “Ricardo & Vânia” (finalista do prêmio Jabuti 2020). Recentemente, seu podcast “A Mulher da Casa Abandonada” alcançou mais de 5 milhões de downloads por episódio, tornando-se o mais ouvido do Brasil. Outros podcasts como “Além do Meme” e “O Ateliê” também são apresentados pelo jornalista. O bate-papo terá mediação da publicitária Victória Sena, consultora de transformação cultural na Nexo.

 

Oficina de cinema

Andreson Lima (Divulgação)

Nesta segunda participação na Mostra, o cineasta Anderson Lima – que também é escritor e educomunicador -, convida os participantes a conhecerem ferramentas e técnicas essenciais da produção de vídeos – curtos e longos -, desde a escrita do roteiro até a edição. Com dinâmica criativa, a oficina aborda cada etapa do processo do audiovisual, estimulando a criatividade e a percepção não óbvia das imagens. Idealizador do 100ZALA, portal de filmes dedicados à infância e adolescência, com obras de protagonistas negros, Lima é autor do livro “Turma da Goiaba”, vencedor do Prêmio Minuano de Literatura; criador do canal Lado Beco, na plataforma YouTube; diretor de quatro séries infantis veiculadas pela Rede TVT e do longa metragem “Quando sinto que já sei”. “Para além dos livros, a literatura se manifesta em diferentes linguagens e possibilidades e é muito interessante realizar essa oficina de audiovisual porque as bibliotecas funcionam como grande celeiro de histórias para serem transportadas dos livros para as telas”, comenta o cineasta.

 

Durante os quatro meses de realização da “Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira: escrita, cinema e gastronomia” foram realizadas 11 atividades entre palestras, bate-papos, oficinas e sessões de cinema, com foco no fomento da literatura em suas diversas possibilidades. Passaram pelo evento a chef gastronômica Elisa Fernandes, a pesquisadora Paula Feliciano, a psicanalista Thais Andrade, a jornalista Daniela Arbex, e o diretor de cinema Marcos Jorge. “Com essa Mostra, a BSJ estimulou a abertura de espaço para novos conceitos gastronômicos, novas narrativas literárias e outra visão sobre o cinema. Uma união de temáticas que dão luz à literatura, que é o trabalho central da biblioteca”, analisa Vinícius Moura Mendes de Souza, coordenador de Programação e Produção na BSJ. É realizada pelo Ministério da Cultura, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira e Biblioteca Sinhá Junqueira pela Lei Rouanet, com apoio cultural do hotel Araucária Plaza. A produção executiva é da Girassol Caminhos Criativos e o patrocínio do Grupo RTE Rodonaves.

 

Serviço
Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira: escrita, cinema e gastronomia

Data e horário: 07/11 (quinta-feira) | 15h

Atividade: OPALA – Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual

Público-alvo: adolescentes entre 12 de 16 anos

Acesso: gratuito (retirada de convites a partir de 14h)

 

Data e horário: 16/11 (sábado) | 15h

Atividade: roda de conversa com jornalista Chico Felitti

Acesso: gratuito (retirada de convites a partir de 14h)

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com