Em época de guerra, a mentira é como terra
Ao nos aproximarmos das eleições municipais de outubro, novembro ou dezembro, os ânimos ficam mais sensibilizados. Quando da entrada do pedido de suspensão do mandato de Duarte Nogueira (PSDB) e do secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, por problemas apontados pela CPI das Ambulâncias, houve um movimento de outros partidos na tentativa de bombardear a candidatura do atual prefeito. Alguns mais experientes aconselharam aos afoitos partidários para que tivessem cautela, e afirmavam: “Estamos em plena pandemia, se envolvermos a questão política poderemos prejudicar a população”. “Sic est locutos” – assim foi dito.
Fake news
Nesta época pré-eleitoral, as chamadas fake news se multiplicam pelas mídias sociais. Mesmo com medidas preventivas por parte das operadoras, os mais experientes driblam as normas. O boato, o bochicho, o “disse me disse” são próprios das épocas eleitorais, no entanto, o que tem sido preparado ultrapassa o limite do suportável.
Ricardo Silva e Brasília
Por diversas vezes entrevistado por esta coluna, Ricardo Silva (PSDB-SP) não demonstra intenção de que queira ficar em Brasília como deputado federal. Mesmo postando nas mídias sociais suas conquistas de verbas e de outros pitacos em projetos com emendas e sugestões, ele começa a se posicionar na política municipal, opinando em questões meramente locais. Para entendidos, evidencia a sua intenção de candidatura ao Palácio Rio Branco. Para os mais vivenciados, ele “tira o cavalo da chuva” para que não fique à mercê de raios e trovoadas. Depois pode ser que ele ressurja, sem respingos das batalhas e escaramuças. Quem viver, verá.
Dr. Fernando Belissimo
O infectologista do Fernando Belissimo, do Hospital das Clínicas, tem sido muito elogiado por seu trabalho de campo, com um grupo aguerrido e o objetivo de participar do esforço para combater a pandemia de coronavírus. O pessoal enfrenta as agruras das ruas e se coloca em risco para fazer um mapeamento da real situação de Ribeirão Preto. Deve-se reconhecer o trabalho destes profissionais e de tantos outros que se colocam na linha de frente para amparar a comunidade. Parabéns a todos.