Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Lei Seca – Ação do Detran autua 26 na região

DIVULGAÇÃO/DETRAN-SP

Realizada no último sába­do, 1º de julho, em Sertãozi­nho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 21 casos de recusas ao teste do ba­fômetro e cinco por dirigir sob efeito de álcool, segundo o De­partamento Estadual de Trân­sito de São Paulo (Detran-SP).

A ação do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes causados pelo consumo de bebida alco­ólica combinado com direção, abordou 1.145 motoristas na Rodovia Atílio Balbo (SP-322), com apoio de equipes das po­lícias Militar, Civil e Técnico­-Científica.

Dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gra­víssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a processo de suspensão da car­teira de habilitação.

Se houver reincidência no período de doze meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da Carteira Nacional de Habi­litação (CNH). Já os casos de embriaguez ao volante, con­siderados crimes de trânsito, ocorrem quando os motoris­tas apresentam índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no tes­te do etilômetro.

Se condenados, eles po­derão cumprir de seis meses a três anos de prisão, confor­me prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”. Neste ano, a operação já autuou 78 condutores em Ri­beirão Preto, em quatro blitze do Detran-SP.

Na região, já foram autuados 25 motoristas em Cravinhos, 42 em Sertãozinho, 13 em Barri­nha, nove em Serrana, seis em Brodowski, 22 em Jardinópolis e 19 em Monte Alto, totalizando 214 em doze blitze da Operação Direção Segura Integrada na re­gião metropolitana, incluindo Ribeirão Preto.

Blitze no estado
No último final de sema­na, doze blitze da Operação Direção Segura Integrada fo­ram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Monte Azul Paulista, Ara­çatuba, Lençóis Paulista, José Bonifácio, São Vicente, Leme, Campos do Jordão, Pedreira, Votuporanga, São Bernardo do Campo e na capital paulista.

No total, 6.265 veículos fo­ram abordados, dos quais 227 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, 29 foram autuados por direção sob efeito de álcool e um por dirigir em­briagado. A Lei Seca (federal, número 11.705), em vigor desde 19 de junho de 2008, completou 15 anos neste mês.

Segundo o Detran-SP, entre janeiro e abril deste ano, oito casos de consumo de álcool combinado à direção foram re­gistrados em Ribeirão Preto. No mesmo período do ano passado, foram dez infrações contabiliza­das na cidade, queda de 20% e duas ocorrências a menos. Nos doze meses de 2022, foram 35 autuações deste tipo no mu­nicípio. Em 2021 foram 65. A queda chega a 46,15%, com 30 infrações a menos.

Em 2020, primeiro ano da pandemia de coronavírus, fo­ram 55 casos registrados em Ribeirão Preto. Já em 2019, o Detran-SP contabilizou 64 ocor­rências de infrações por alcoole­mia, totalizando 219 em quatro anos. São aproximadamente 55 a cada ano, cerca de uma a cada seis dias e meio.

Segundo dados do Departa­mento Estadual de Trânsito, de janeiro a abril, 104 motoristas se recusaram a soprar bafôme­tro em Ribeirão Preto, queda de 21,21% em relação aos 132 do mesmo período de 2022. São 28 ocorrências a menos.

De janeiro a dezembro do ano passado, 419 condutores não aceitaram fazer o teste, alta de 6,89% em comparação com os 392 de 2021. São 27 a mais. Foram 298 em 2020 e mais 492 em 2019. O total chega a 1.705 em menos de cinco anos.

Postagens relacionadas

Suspeito é preso com mais de 9 mil cápsulas de cocaína e banana de dinamite

Redação

Fórum fará raio-X da Operação Sevandija

Redação 1

RP poderá ter app público de ‘delivery’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com