Tribuna Ribeirão
Geral

Leitos de UTI sobem 204% em três meses

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da covid-19, em Ribeirão Preto, aumentou 204% em três meses. Segun­do o prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) disse nesta quarta-feira, 22 de julho, em sua live diária, em 23 de abril eram 66 leitos de UTI e 76 de enfermaria na cidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, são 201 leitos de terapia intensiva e 239 de enfermaria, somando SUS e particulares. Ou seja, são 135 novas vagas de UTI, cres­cimento de 204,5%, e 163 de enfermaria, aumento de 214,5%. Nos outros 25 mu­nicípios do 13º Departamen­to Regional de Saúde (DRS XIII), a estrutura de atendi­mento para o novo coronaví­rus também foi reforçada.

O número de leitos de UTI passou de 100 para 255, um aumento de 155%, e os leitos de enfermaria passaram de 156 para 377, alta de 141,6%. A ocupação de leitos de tera­pia intensiva para tratamento de casos graves da covid-19, em Ribeirão Preto, estava em 89,05% nesta quarta-feira. Havia 179 pessoas internadas, e os 13 hospitais da cidade – cinco públicos e oito privados – têm 201 vagas.

A ocupação de leitos de enfermaria estava em 81,17%. Havia pessoas inter­nadas em 194 das 239 vagas. Nas unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Pre­to, ligada à Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP), a ocupação de leitos de tera­pia intensiva estava em 94,4% nesta quarta-feira.

As duas unidades do HC têm 71 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e 67 estavam ocupa­dos. A situação era mais pre­ocupante na enfermaria, que conta com 52 leitos e tinha 51 pacientes com quadro menos grave da covid-19, ou 98,1% de ocupação.

Mais UTIs
A região do DRS XIII receberá doze ventiladores pulmonares para instalação de UTIs e fortalecimento da rede hospitalar. As Unida­des de Pronto Atendimento (UPAs) de Batatais, Bro­dowski e Serrana, o Hospital Estadual de Ribeirão Preto e a Santa Casa de Serrana rece­bem um ventilador cada. A Santa Casa de Pontal recebe dois e o Hospital Santa Lydia terá mais cinco ventiladores.

Santa Lydia
Além do Polo Novo Co­ronavírus (Polo Covid-19), instalado na Unidade de Pronto Atendimento Dou­tor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, o Hospital Santa Lydia tam­bém será exclusivo para pacientes infectados com o Sars-CoV-2.

Assim que os últimos pa­cientes internados no hos­pital, em tratamento contra outras doenças, receberem alta ou forem transferidos, o Santa Lydia passará a atender apenas os casos de covid-19 – a expectativa é que o atendi­mento exclusivo tenha início entre o final desta semana e o começo da próxima. São 17 leitos de terapia intensiva e 40 de enfermaria.

Postagens relacionadas

Aumentam reclamações contra crédito consignado

William Teodoro

Paternidade ativa traz benefícios para PAIS E FILHOS

Redação 1

Geddel, irmão e mãe devem ser condenados por bunker

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com