Tribuna Ribeirão
Economia

LICENÇA-PRÊMIO – Sindicato começa a entregar cheques

Cerca de 600 funcionários públicos vão dividir cerca de R$ 1,1 milhão de uma ação impe­trada pelo Sindicato dos Servi­dores Municipais de Ribeirão Preto (SSM/RP) por causa do desconto do Imposto de Ren­da (IR) sobre a licença-prêmio convertida em pecúnia, em 2000, quando a cidade era go­vernada por Luiz Roberto Jábali (PSDB). A entrega dos cheques começará nesta terça-feira, 20 de fevereiro, e vai até sexta-feira (23), na sede da entidade.

O horário de atendimento será das nove às 18 horas, sem in­terrupção para o horário de almo­ço hoje e amanhã (quarta, 21). Na quinta e sexta-feira será das nove às 12 e das 13h30 às 17 horas. A Justiça considerou que o desconto foi feito indevidamente por se tra­tar de verba indenizatória, livre da incidência de tributos. Em 2000, ao deixarem de gozar dos benefí­cios da licença-prêmio e recebe­rem o abono pecuniário reduzido, com o abatimento irregular do Imposto de Renda, “centenas de servidores foram prejudicados pela administração municipal”, diz a entidade sindical.

A sede do sindicato fica na rua XI de Agosto nº 361, nos Campos Elíseos, Zona Norte. Assim que a Justiça liberou o montante da indenização depo­sitada pela prefeitura de Ribeirão Preto, o SSM/RP finalizou a pla­nilha atualizada e a partir dela fez a emissão dos cheques com os valores individualizados a serem pagos aos beneficiários.

Mais de 600 servidores se­rão beneficiados. Todos já foram identificados e com os valores ela­borados com base nos holerites e fichas financeiras juntadas aos autos da ação. Os descontos inde­vidos, a serem restituídos, são de valores muito variados, sempre relacionados com o montante que foi debitado incorretamente. Com a correção monetária, em vários casos, os valores a serem restituídos por força da ação co­letiva promovida pelo Sindicato, são significativos.

Como ocorre com toda ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Servidores, os efeitos pecu­niários da sentença não alcança trabalhadores não sindicaliza­dos. A entrega dos cheques con­templa todos os beneficiários cujos valores enquadram-se em requisições de pequeno valor (RPVs) – de até R$ 9.311,82. Para os beneficiários que têm direito a montantes superiores, já foram expedidos precatórios para serem inscritos no orça­mento de 2018, com pagamento estimado até dezembro de 2019.

No decorrer da ação coletiva foi assegurado também o paga­mento aos servidores das autar­quias. Uma nova listagem, dentro de um novo cronograma de pa­gamento, deverá ser determina­da em relação aos servidores do Departamento de Água e Esgotos (Daerp), que já têm decisão favo­rável ao pagamento.

Antes de comparecer ao sindicato os servidores devem checar se o nome está na lista de beneficiários. Haverá distribuição de senhas. É necessário apresen­tar cópias e originais da cédula de identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), holerite atu­alizado e comprovante de endere­ço. Se o beneficiário for falecido, o herdeiro deve buscar previamen­te orientações de como proceder para o recebimento no plantão jurídico do sindicato que, em ra­zão desta missão delegada pelo Judiciário, funcionará de forma ininterrupta enquanto durar este processo de pagamento.

Postagens relacionadas

Justiça de Ribeirão mantém decreto do Uber

Redação 1

Confiança do consumidor atinge maior índice desde novembro de 2020

Redação 1

‘Refis’ da COHAB-RP vai até 31 de janeiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com