
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) anunciam que a abertura do varejo tradicional de rua será facultativa nesta sexta-feira (9), das nove às 22 horas. No sábado (10), as lojas fecham às 18 horas.
O horário alternativo é por causa do Dia das Mães, celebrado no domingo, 11 de maio. O atendimento nas lojas dos quatro shopping centers da cidade será das dez às 22 horas, inclusive no sábado. As praças de alimentação e de lazer podem funcionar no mesmo horário. O lojista que optar por abrir deve observar as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Projeção do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) aponta para crescimento médio de 1,5% nas vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto, em maio de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado quando foi registrada queda de –3,5% em relação a 2023.
O pequeno otimismo se deve principalmente a três fatores: a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que nessa edição recebeu 197 mil visitantes; Ribeirão Rodeo Music (RRM), que, além do público da feira também atraiu milhares de pessoas da macrorregião; e o Dia das Mães, segunda data mais importante do calendário varejista.
O CPV é mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta aumento de 1,9% nas vendas do Dia das Mães de 2025, gerando movimentação de R$ 14,37 bilhões na economia brasileira.
Intenção de compra – Com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil/Offerwise, o CPV projeta que 81% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras para o Dia das Mães, índice um pouco acima da média nacional estimada em 78%.
O tíquete médio do presente deve variar de R$ 200 a R$ 300. Ainda segundo o levantamento, 69% dos consumidores têm a percepção de que os preços dos produtos estão mais caros nesse ano. 39% esperam gastar mais, 37% o mesmo valor e 16% menos que no ano passado.
Preços e mais procurados – A pesquisa CNC revelou que a cesta típica de consumo para o Dia das Mães apresenta alta média de 5,8%, nesse ano, frente aos 2,5% registrados em 2024. Produtos como joias (+33,7%), chocolates (+21,5%) e perfumes (+9,8%) lideram o aumento médio de preços.
Além desses já citados, também devem ser campeões de procura: roupas, calçados, acessórios, flores, artigos de decoração, eletrônicos e eletrodomésticos. A data também deve trazer movimentação importante no setor de restaurantes e bares.