Tribuna Ribeirão
Cultura

Maestro vai reger concerto nos EUA

A fotografia do maestro ti­tular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), Re­ginaldo Nascimento, está es­tampada no programa “Arts for a Better Tomorrow”. Ele será o regente do concerto da Aurora Symphony Orches­tra, em Aurora, no Estado do Colorado (EUA), em maio de 2020, com solo da trompista Natasha Reiners, música da orquestra norte-maricana.

O titular da Sinfônica de Ribeirão Preto já conduziu concertos na Tarleton Uni­versity (Texas), Southern University (Louisiana), Sonoma County Philhar­monic (EUA) e Louisiana Chamber Orchestra – todas nos Estados Unidos –, Ra­domska Orkiestra Kame­ralna (Polônia), MÁV Sym­phony Orchestra (Hungria) e Murmansk Philharmonic Orchestra (Rússia).

Em parceria com a Co­lorado State Music Teachers Association, a Aurora Sym­phony traz um projeto anual educacional para incentivar jovens músicos talentosos. Antes do concerto, o maestro titular da Aurora Symphony Orchestra, Norman Gamboa, fará uma explanação sobre o programa da noite, que terá “Glass Bead Game: Horn Concerto”, de James A. Be­ckel, e “Symphony I”, de Luis Diego Herra.

Reginaldo Nascimento é maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e violinista. Iniciou estudos musicais na Congregação Cristã no Brasil. Estudou na Universidade Livre de Músi­ca, em São Paulo. Teve como professores Nadilson Gama, Elina Suris e Cláudio Cruz – outro violinista que já foi ma­estro titular da Osrp.

Como solista e camerista apresentou-se junto à Orques­tra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara do Sesc Vila Nova, Orquestra Municipal de Barretos, Or­questra do Festival de Prados e Orquestra Sinfônica de Ri­beirão Preto. Em turnê pelos Estados Unidos (2015-2016), realizou recitais na Tarleton University, Hardin Simmons University (Texas) e Southern University (Louisiana).

Como regente iniciou sua formação com Cláudio Cruz. Participou de masterclasses na Polônia (maestro Jonathan Brett) e Hungria (maestrina IlónaMeskó). Venceu o segun­do prêmio da 2nd Conduc­ting Competition na Hungria (2012). É comendador da Or­dem do Mérito Carlos Gomes, pela Associação Brasileira de Arte e Cultura.

Atuou como regente con­vidado à frente da Radomska Orkiestra Kameralna (Polô­nia), MÁV Symphony Orches­tra (Hungria), Murmansk Phi­lharmonic Orchestra (Rússia), Sonoma County Philharmonic (EUA), Louisiana Chamber Orchestra e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Foi di­retor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes, Orquestra Filarmônica Jovem de Ribeirão Preto e da Came­rata Jovem Beethoven.

Participou como regente assistente do Festival de In­verno de Campos do Jordão (2011) e como regente da or­questra de câmara do Festival de Música de Curitiba (2015 e 2016). Atuou como regente do Festival Fiato ao Brasile, edições em Ribeirão Preto, Brasil, e Faenza, Itália (2017 e 2018). É cidadão ribeirão­-pretano – título concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. É formado em Música pela Universidade de São Paulo (USP).

Postagens relacionadas

Os seis canais da Band, na TV paga, não somam meio ponto de audiência

William Teodoro

Exposição ‘Natureza Viva’ entra em cartaz

Redação 1

Confira a lista dos indicados ao Emmy

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com