Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Morre de Covid-19 nos EUA, médico que participou de cirurgia de siamesas em RP

James Goodrich foi um dos membros da equipe que separou as siamesas cearenses - Fotos Divulgação HCRP

Ele tinha 73 anos e morreu de complicações pulmonares após contrair o coronavírus

Faleceu neste domingo, 29 de março, nos Estados Unidos o neurocirurgião norte-americano James Goodrich. Ele ficou conhecido em Ribeirão Preto por participar das cirurgias de separação das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O médico teria sido vítima de complicações pulmonares causadas pelo coronavírus, após ficar em coma por cinco dias, com respiração por aparelhos, mas não teria resistido.
Goodrich era o principal especialista em separação de siameses craniópagos (unidos pelo crânio) do mundo, além de ser autor de artigos científicos que avançaram as técnicas usadas nesse tipo de cirurgia.

Dr James Goodrich – Fotoo Divulgação HCRP

‘Neuro’ do HC emite comunicado

A assessoria de comunicação do Hospital das Clínicas encaminhou ao Tribuna, no início da tarde desta segunda-feira (30), uma Mensagem do Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, Professor Titular de Neurocirurgia e Chefe da Divisão de Neurocirurgia Pediátrica d Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Abaixo a mensagem na íntegra:

“Prezados colegas, com imensa tristeza comunico a morte do Prof. James T. Goodrich, ocorrida nesta madrugada em Nova Iorque, em decorrência de complicações pulmonares do covid-19. Uma perda imensa e irreparável para todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele.

Dr. Goodrich nos ajudou muito. Durante todo o ano de 2018 participou de todo o planejamento e execução da cirurgia de separação das gêmeas craniópagas em nosso hospital. Aplicamos uma técnica totalmente inovadora que ele próprio aprimorou e que permite que ambas as crianças sobrevivam em boas condições.

Dr. Goodrich era uma figura humana, sensível, incansável, atencioso e atento a todos os detalhes que tornaram possível a execução de um procedimento impar, o mais complexo dentro todos da neurocirurgia pediátrica e cirurgia plástica reconstrutiva, somente possível com o apoio de grande equipe multidisciplinar.

Sua atuação conosco foi, sem dúvida, responsável pelo resultado feliz. Dr. Goodrich chefiava o Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Montefiore em Nova Iorque e sua grande contribuição estava ligada à cirurgia craniofacial complexa.

Destacou-se também como grande conhecedor da história da medicina e colecionador de objetos e documentos ligados a arte médica. Veterano do Vietnam perdeu a última batalha contra o covid-19. Uma perda irreparável para a neurocirurgia, a medicina e a arte médica. Inesquecível para nossa Instituição onde deixa marca indelével.

Obrigado por tudo, e em nome de todos, Professor James Goodrich.

Hélio Rubens Machado”

Postagens relacionadas

Serrana recebe apresentações teatrais gratuitas neste mês de maio

Redação 2

Resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado nesta quarta-feira

William Teodoro

São Francisco de Assis – Hospital já está pronto para receber pacientes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com