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Multas na Saudade começam no dia 2

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) iniciou, em 17 de abril, a fase de orientação e conscientização do motorista que trafega pelas avenidas Sau­dade e Brasil e pela rua São Pau­lo, nos Campos Elíseos, Zona Norte da cidade.

A partir de terça-feira, 2 de maio, quem desrespeitar a faixa exclusiva para ônibus na aveni­da Saudade-rua São Paulo rece­berá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na aveni­da Dom Pedro I, a prefeitura de Ribeirão Preto flexibilizou o período de autuação.

A partir de terça-feira, nes­tas duas vias da região Norte, os veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somen­te para conversões à direita (em trechos devidamente sinaliza­dos) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Jun­queira em direção aos bairros da Zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão.

Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa ex­clusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devida­mente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Po­rém, não é permitida a parada para embarque ou desembar­que nas estações de ônibus.

Nos corredores de ônibus da Saudade e da São Paulo também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de ur­gência, segundo a Transerp.

Na Dom Pedro I, a prefeitu­ra atendeu aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e indus­triais com estabelecimentos na avenida. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sex­ta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.

O corredor de ônibus da ave­nida Saudade tem 5,28 quilôme­tros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e ter­mina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.

Combo
Além disso, a rua São Paulo, que segue paralela, também já tem seu corredor de ônibus. Nes­te caso, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemité­rio da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.

Vão beneficiar em torno de 19 mil usuários do trans­porte coletivo. Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente. Apro­ximadamente 2.000 veículos trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.

Atraso
A obra na Saudade foi entre­gue à população com atraso. Os corredores de ônibus da Sauda­de e Dom Pedro começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021. Além do investimento na infraestrutura das ciclovias, todo o trecho de canteiros e áreas verdes, desde a Capitão Salomão até a aveni­da Fábio Barreto, passando pela rotatória Amin Calil, será ilu­minado com lâmpadas led nos próximos 30 dias.

Galerias
A ação será o primeiro passo de um projeto a ser implantado em toda a cidade, que vai am­pliar todo o parque de ilumina­ção pública de Ribeirão Preto. As galerias de águas pluviais fo­ram ampliadas, ganhando um diâmetro maior para melhorar o escoamento da água e, assim, di­minuir os pontos de alagamento em dias de chuvas intensas.

Também foram construí­dos 42 poços de visita e 201 no­vas bocas de lobo ao longo dos corredores, além de restauradas outras 32 unidades. Em qua­se metade do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substitui­ção de 2.430 metros de redes.

Investimento
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contra­to foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho con­cluído, cerca de 50%.

A Autem Engenharia ven­ceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I tem 5,53 quilôme­tros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão César, até a rotatória Alceu Paiva Aran­tes, no bairro Planalto Verde.

As esquinas da avenida con­tam com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Se­rão beneficiados moradores de várias partes da cidade e de ou­tros municípios da região.

Novos corredores benefi­ciam diretamente os bairros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cris­to Redentor, Parque das Andori­nhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.

Reposição ambiental
Foram plantadas 719 mu­das de árvores ao longo dos dois corredores e doadas outras 1.130 mudas para o Horto Florestal, uma quantidade bem maior do que as 400 mudas exigidas pela legislação ambiental, em repo­sição às 100 árvores que preci­saram ser extraídas para a cons­trução das duas obras.

Ao longo das calçadas das avenidas Brasil, Saudade, Dom Pedro I e Luiz Galvão César, nos canteiros centrais e nas ro­tatórias Amin Calil e Alceu de Paiva Arantes foram plantadas espécies de jequitibás brancos e rosa, ipês de todas as cores, jeri­vás, cedros, cabreúvas, paineiras, sibipirunas, paus-viola, farinhas seca, jatobás, jasmins-manga, ingás e muitas outras.

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