Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Mundo inclusivo: saiba como criar vídeos narrados e legendados

Quanto mais acessível forem os conteúdos, mais abrangente será seu público. Essa é uma das razões para criar vídeos narrados e legendados: incluir uma vasta gama de espectadores.

Vídeos narrados e legendados são ferramentas essenciais para garantir inclusão digital e acessibilidade aos mais variados públicos. 

Pessoas possuem uma infinidade de particularidades. Algumas questões podem limitar ou impossibilitar que um determinado público tenha total acesso aos conteúdos publicados.

Recentemente houve uma mudança na mentalidade social, e felizmente, minorias estão sendo incluídas em todos os meios, como deve ser.

Algumas medidas governamentais, como a exigência de legendas ou descrição de imagens favorecem a integração de todas as pessoas.

Quando se menciona a inclusão, é mais do que o acesso, é proporcionar a mesma experiência para todas as pessoas. Independentemente das capacidades físicas, cognitivas ou linguísticas.

Saiba como produzir vídeos narrados e com legendas de forma prática, fácil e muito rápida.

A importância de garantir conteúdo inclusivo

Criar vídeos narrados e legendados contribuem para uma comunidade mais inclusiva e diversificada. Afinal, permite que as informações sejam compartilhadas e aproveitadas por todas as pessoas.

Enquanto a narração beneficia pessoas com dificuldade visual, as legendas são ótimas para quem tem problemas auditivos.

E, também, para pessoas que não são nativas daquele idioma, ou, apenas preferem consumir os conteúdos sem som.

O conteúdo inclusivo é decisivo para promover a equidade e igualdade de acesso às informações, oportunidade e experiências.

Como cada pessoa possui suas particularidades e diferenças, a inclusão respeita a individualidade.

Além disso, os perfis e suas publicações são beneficiados, uma vez que a diversidade é enriquecedora.

Quanto mais perspectivas diferenciadas houver, mais enriquecido será o ambiente, impulsionando a inovação, criatividade e soluções abrangentes.

Há também questões legislativas, como leis e regulamentações que impõem a acessibilidade em vídeos, tanto em ambientes públicos como plataformas online.

E claro, não são apenas grupos específicos que são beneficiados. Todo o alcance do conteúdo é ampliado.

Mas, como fazer para criar vídeos narrados ou com legendas com praticidade e rapidez?

Um bom editor de vídeo é a chave para criar conteúdo inclusivo

Criar vídeos narrados ou com legendas é um processo realizado na edição, ou na pós-produção.

Nesse sentido, um bom editor de vídeo é essencial para que essa tarefa possa ser feita com maestria.

O CapCut Online é um editor de vídeos e fotos que é executado diretamente no navegador. Ou seja, não exige que seja baixado ou instalado qualquer programa.

Além disso, todas as funcionalidades são muito fáceis de serem usadas. Um dos pontos focais do CapCut é ser uma solução acessível a todas as pessoas, independentemente de seus conhecimentos tecnológicos.

Isso significa que uma tarefa complexa como criar vídeos narrados tem um resultado excepcional em questão de segundos.

Se você está se questionando como isso é possível, é muito simples: usando a mais alta tecnologia. Os próprios algoritmos do CapCut são capazes de transformar texto em voz com diferentes sotaques, variações de gênero, idade, entonação, e muito mais.

Já em relação às legendas, automaticamente a plataforma é capaz de identificar partes onde existe a fala e transcrever os áudios em forma de texto.

Criando vídeos narrados com o CapCut Online

A primeira ação para começar a usar todas as funcionalidades do CapCut Online é criar sua conta na plataforma.

Para isso, acesse o site do editor de vídeo gratuito e clique na caixa azul “Crie uma conta gratuitamente” no centro da tela.

Siga as instruções e finalize seu cadastro. A partir do momento que sua conta for criada você estará apto para usar todas as funcionalidades do CapCut Online.

Para criar vídeos narrados, clique no centro da tela em “Criar novo” e, na nova aba, escolha uma das opções de proporção de tela. 

Então, clique no símbolo de “+” no centro da tela, arraste e solte o arquivo ou clique nas opções de arquivos em nuvem: Google Drive ou Dropbox.

Várias alternativas para criar narrações com o CapCut Online

Com o vídeo adicionado, a primeira medida é clicar no símbolo do alto-falante na linha do tempo para que o áudio original seja silenciado. No menu à esquerda, clique em “Áudio”.

Imagem do CapCut Online

Caso já tenha a narração gravada, é só arrastar e soltar o arquivo na linha do tempo e adequar o tempo ao vídeo.

Para gravar uma narração diretamente na edição, clique no símbolo de microfone disponibilizado um pouco acima da linha do tempo.

Quando aparecer uma caixa vermelha escrita “Gravar”, clique sobre ela. Uma contagem regressiva será iniciada e você poderá começar a narração. 

Imagem do CapCut Online

Assim que terminar de gravar, clique sobre o arquivo de áudio gerado e, à direita, aparecerá um novo menu de edição.

Use as opções disponíveis para modificar a voz, aumentar ou reduzir o volume ou a velocidade.

Imagem do CapCut Online

Agora, para facilitar o processo, você pode usar o conversor de texto em voz. Assim, caso tenha um roteiro escrito, ele poderá se tornar o áudio narrado.

No menu à esquerda clique em “Texto” e em “Adicionar corpo de texto”. Um menu à direita será apresentado para que seja possível incluir o texto que será convertido em voz.

Clique na função “Converter texto em fala”, selecione o idioma e o modificador de voz que melhor se adequar para seus vídeos narrados.

Em alguns segundos o processo é finalizado e você terá um vídeo narrado. 

Na linha do tempo serão criados dois arquivos, um com o texto e outro com o áudio. Caso não queira que o texto apareça no vídeo, é só deletá-lo. Ressalta-se que essa ação não irá impactar na narração.

Criando vídeos legendados com o CapCut Online

Já em relação às legendas, o processo é tão simples quanto transformar texto em voz. Para adicionar  vídeo é só seguir os passos já mencionados. 

Quando tiver acesso ao projeto, clique em “Legendas” no menu à esquerda. A primeira opção disponível serão as legendas automáticas, selecione essa opção, assim haverá maior praticidade na criação de vídeos legendados.

Imagem do CapCut Online

Nas legendas automáticas escolha o idioma falado no vídeo, e clique em “Gerar” – simples assim.

Assim que o processo for finalizado a parte textual das legendas será apresentado no lado esquerdo da tela, junto com o tempo aos quais correspondem. Na linha do tempo também será incluído um arquivo de texto.

A vantagem em gerar legendas automáticas é que a inteligência artificial sabe exatamente o momento de demonstrar o texto. Ou seja, há total sincronia.

Para salvar ou compartilhar os vídeos gerados, clique em “Exportar” no canto superior direito. Escolha entre as opções para as redes sociais, ou clique em “Baixar” para salvar o arquivo em seu computador.

Agora que você já sabe como fazer vídeos narrados e legendados, não há motivo para não  criar conteúdo inclusivo. Use o CapCut Online e comece a editar seus vídeos agora mesmo.

Postagens relacionadas

Veículo autônomo da Uber mata pedestre nos EUA

Redação

‘Área 51’ da China é descoberta no Google Maps

Redação 1

Google Stadia agora permite transmitir lives via YouTube

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com