Tribuna Ribeirão
Cultura

Museu de Arte abre mostras simultâneas

O Museu de Arte de Ribei­rão Preto Pedro Manuel-Gis­mondi vai promover duas expo­sições simultâneas, dos artistas Marcelo Amorim e Vitor Cesar a partir desta sexta-feira, 15 de fevereiro, ambas com visitação gratuita. O evento de abertura terá início às 20h30. As mos­tras ficarão em cartaz até 10 de abril. O Marp fica na rua Barão do Amazonas nº 323, na região central da cidade.

A visitação pública começa no sábado, dia 16, e será permi­tida de terça a sexta-feira, das nove às 18 horas, e aos sábados, das 12 às 17 horas. Aos domin­gos e no carnaval – de 2 a 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas –, o Museu de Arte de Ribeirão Preto não abre. Informações e agendamento pelo telefones (16) 3635-2421 e 3941-0089.

Tradicionalmente, o Museu de Arte de Ribeirão Preto pro­move um bate-papo na manhã seguinte à abertura da exposição. Será no sábado (16), às dez horas, com a presença do artista Marcelo Amorim, da curadora Valquíria Prates e do curador e diretor do Maerp, Nilton Campos, além da participação especial do artista Nino Cais, de São Paulo.

Exposição “Escola normal” (piso superior)
Marcelo Amorim explora a normatividade em imagens e textos a partir de livros didáticos brasileiros publicados entre as décadas de 1920 e 1950. O que aprendemos sobre as normas, estruturas e relações que organi­zam a sociedade durante todo o nosso processo de alfabetização na escola? Que visões de mundo estão presentes nos textos e ima­gens dos livros didáticos que nos ensinam a ler?

Esta é uma das muitas ques­tões que atravessam a produção do artista goiano Marcelo Amo­rim em sua exposição individu­al “Escola normal”, que reúne a produção do artista em forma de desenhos, vídeos e um livro de artista. A mostra e a progra­mação têm a curadoria da edu­cadora e escritora Valquíria Pra­tes e do diretor do Marp, Nilton Campos, e reúne um recorte de trabalhos de diversas épocas.

Durante a exposição, serão realizados encontros de forma­ção de professores, conversas, debates e outras proposições em torno dos assuntos suscitados pela mostra. Um grupo de edu­cadores do Marp receberá es­colas, grupos e outros visitantes para conversas diariamente.

Exposição “Risco base móvel livro” (piso térreo)
A exposição “Risco base mó­vel livro” é do artista Vitor Cesar com a colaboração de Simone Moraes e Guilherme Pardini e é mais um dos desdobramentos do “Projeto Biblioteca Pedro Manuel- Gismondi”, do Maerp, como pro­posição da artista Simone Moraes, que se encontra em residência artística neste projeto desde 2017.

A curadoria desta mostra é de Galciani Neves. O artista Vitor Ce­sar desenvolveu a exposição “risco base móvel livro” para o museu com a construção de uma “base -móvel”, na qual estarão expostos vários livros do acervo do Marp que permanecerão à disposição dos visitantes, para apreciação durante o período expositivo. Ba­se-móvel é um projeto, que já vem sendo desenvolvido pelo artista desde 2002, sempre em parceria com instituições e outros artis­tas. E chega a Ribeirão Preto para propor diálogos e interações com narrativas presentes em livros.

Postagens relacionadas

Eduardo Machado promove oficina gratuita de música com participação de Sizão Machado

William Teodoro

Filho de Hebe Camargo vende coleção de carros da mãe e entrega Mercedes branca a apresentadora

William Teodoro

As atividades da BSJ nesta semana

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com