A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto já deu início à programação cultural gratuita do ano de 2023, no sábado, 14 de janeiro, com encontro presencial entre os participantes do Cine Fórum, na sede da entidade, à rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. No próximo sábado, dia 21, acontece, de forma remota, a reunião do Clube do Livro – evento gratuito.
A primeira edição do Cine Fórum de 2023, com os “Gêmeos do Cinema” André e Marcos de Castro, contou com exibição e debate do filme de ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Androides”, de 1982, do diretor Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Daryl Hannah, entre outros.
A agenda do projeto já está programada para os meses de fevereiro (dia 11) com a exibição de “A noiva estava de preto”, de François Truffaut (1932-1984), e em março (11), com a exibição de “O céu que nos protege”, de Bernardo Bertolucci (1941-2018).
Clube do Livro
Tradicional encontro mensal de leitura, o Clube do Livro, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, já está com a agenda de 2023 fechada. Neste mês de janeiro, o encontro será no próximo sábado, dia 21, às 16 horas, através da sala de reuniões Zoom (link do encontro: https://us02web.zoom.us/j/84569775821) e canal do Youtube da fundação.
O grupo irá debater a obra “Gilead”, segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, Marilynne Robinson. “Gilead” é aclamado pela crítica e pelo público, vencendo o Pulitzer de 2005. “Optamos pela escolha dessa obra em janeiro por ter uma mensagem mais positiva. É interessante começarmos o ano com uma leitura mais leve”, destaca Gabriela Pedrão.
Os integrantes do grupo de leitura também já escolheram os próximos livros que compõem a agenda do ano. “Em novembro todos os integrantes fazem sugestões, selecionamos doze, de onde fazemos o calendário. Entramos no nosso sétimo ano de Clube do Livro e ainda não repetimos nenhum autor ou autora”, destaca a bibliotecária.
A lista do Clube do Livro de 2023
21 de janeiro
“Gilead”, de Marilynne Robinson
25 de fevereiro
“Formas de voltar para casa”, de Alejandro Zambra
25 de março
“As alegrias da maternidade”, de Buchi Emecheta
29 de abril
“O falecido Mattia Pascal”, de Luigi Pirandello
27 de maio
“A porta”, de Magda Szabó
24 de junho
“A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha
29 de julho
“A ilha do dia anterior”, de Umberto Eco
19 de agosto (presencial na FIL) e 26 de agosto (virtual)
“Tudo é rio”, de Carla Madeira
23 de setembro
“O quarto de Giovanni”, de James Baldwin
21 de outubro
“O verão em que mamãe teve olhos verdes”, de Tatiana Tibuleac
18 de novembro
“Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi
9 de dezembro
“Botchan”, de Natsume Soseki