Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Namorados vão gastar até R$ 392

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que o consumidor pretende gastar R$ 392, em média, com presentes na data, principalmente com vestuário, joias e bijuterias (Reprodução)

Os consumidores pretendem gastar R$ 392, em média, com presentes para o Dia dos Namorados este ano, o que deve beneficiar cerca de 446 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).  
 
O valor a ser desembolsado representa um aumento médio real já descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 16,4% na comparação com a data no ano passado. 
 
De acordo com o levantamento “Dia dos Namorados e pequenos negócios”, os itens com maior intenção de compra para a data são os de vestuário, citados por 45% dos consumidores; joias e bijuterias e acessórios foram mencionados por 33% dos entrevistados; flores estão na lista de 24% dos consultados e produtos de cuidados pessoais apareceram com 24% das preferências.  
 
Já 35% disseram pretender celebrar a data fora de casa, em restaurantes, pizzarias ou bares. Dos 446 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo que devem se beneficiar com o Dia dos Namorados, 384 mil são microempreendedores individuais (MEIs) e 62 mil micro e pequenas empresas. 
 
“É importante que os empreendedores do varejo façam um planejamento para aproveitar a data e faturar mais. Isso significa observar o mix de produtos ou serviços oferecidos, montar combos, fazer promoções e realizar uma boa divulgação para, dessa forma, se sobressair em meio à concorrência”, afirma a analista do Sebrae-SP, Marcia Shizue Kikuchi. 
 
Fator decisivo no momento da compra é o preço: fator alegado por 47% dos entrevistados. A qualidade do produto é o mais importante para 39%. Por sua vez, ofertas e promoções são o grande atrativo para 36% dos entrevistados. Na hora de pagar, o cartão de crédito deve ser o mais usado – preferência de 72% das pessoas consultadas; o cartão de débito vem em seguida, com 51% das intenções. O uso de dinheiro vivo deve ser utilizado por 24%. 
 
A pesquisa revela que 55% dos consumidores planejam a compra com antecedência. Já 58% deles disseram que a antecedência gira em torno de sete dias. Dentro do planejamento estão as fontes de informação para a compra: 69% tendem a consultar lojas, shopping centers e lojas de redes e 47% consideram recomendações de outras pessoas. 
 
A compra presencial tem a preferência de 37% dos consumidores; 33% pretendem comprar metade presencialmente e metade pela internet; e 21% afirmaram que devem comprar apenas pela internet ou realizar a maioria das compras pelo meio digital. A pesquisa “Dia dos Namorados e pequenos negócios” foi elaborada a partir de duas sondagens.  
 
A sondagem com consumidores, pessoas físicas, foi realizada por e-mail, pela Praxian Consultoria. O levantamento foi feito entre 17 de abril e 9 de maio. A segunda sondagem, com a opinião dos empreendedores, foi realizada por telefone. O estudo teve a colaboração da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). 
 
 

Postagens relacionadas

Di Ferrero faz show hoje em RP  

Redação 2

Clube de Leitura com mulheres mastectomizadas retoma atividade nesta quarta

William Teodoro

DIG detém homem com 16 tijolos de maconha em casa na zona Oeste

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com