Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Nelson Ayres e Ricardo Herz são os convidados da série “Minaz Jazz”

O “Minaz Jazz” com o show “Ricardo Herz e Nelson Ayres” será  às 19 horas, no Teatro Minaz, que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 - Jd. Paulista. A entrada é gratuita e os ingressos para o show podem ser adquiridos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br) (Divulgação)

Dois grandes nomes da música instrumental brasileira chegam a mais uma edição da série “Minaz Jazz”. O pianista, maestro, arranjador, compositor, Nelson Ayres e Ricardo Herz reconhecido como o grande revolucionário do uso do violino na música popular, se encontram dia 26/05, no palco do Teatro Minaz com o show “Ricardo Herz e Nelson Ayres” em uma chance única de ver a tradicionalíssima formação violino e piano explorada de forma totalmente inusitada por esses dois ícones da música instrumental.

A série “Minaz Jazz” teve sua estreia em março deste ano, recebendo como primeiros convidados os músicos Toninho Ferragutti (acordeonista, compositor, arranjador e educador) e Fábio Leal (compositor e arranjador do grupo Brazú Quintê, grupo camerístico na formação Violino, Cello, Flauta, Piano e guitarra).

Tendo em comum a  formação, gosto pela improvisação, swing e fluência, Nelson Ayres e Ricardo Herz vem trilhando caminhos nunca antes imaginados, encarando o forró, o xote, o samba e o choro numa mistura de maestria e bom humor que já rendeu milhares de fãs mundo afora. Essa junção nasceu a partir do álbum  “Ricardo Herz e Nelson Ayres – Duo”, gravado em 2017.

Nelson Ayres é uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Durante dez anos foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica, e regeu inúmeras orquestra no Brasil e no Exterior, incluindo a prestigiosa Orquestra Filarmônica de Israel. Como pianista, pode ser encontrado liderando o Nelson Ayres Trio, dividindo o palco com Mônica Salmaso, continuando a trajetória que vem desde 1978 do prestigioso quinteto instrumental Pau Brasil ou participando dos mais prestigiosos Festivais europeus ao lado do saxofonista John Surman.

Tocou e gravou com Benny Carter, Toots Thielemans, Ron Carter, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento, Gal Costa e muitos outros grandes nomes do jazz e MPB. Foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, para compor seu Concerto para Percussão e Orquestra, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor CD de música clássica.

Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros,  africanos e o sentido de improvisação do jazz. No ano de 2021, Ricardo recebeu o Prêmio Profissionais da Música em duas categorias: Artista Instrumental e Autor Instrumental. Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz.

Em 2019, Ricardo lançou seu décimo álbum: Nova Música Brasileira para Cordas, este com a orquestra feminina de cordas cubana Camerata Romeu. Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular , tendo ministrado diversos cursos em festivais e recentemente lançou o primeiro método online de violino popular brasileiro. Ultimamente Ricardo tem colaborado como solista e como compositor com diversas orquestras nacionais e internacionais, tais como a Camerata Fukuda, Sphinx Virtuosi (USA), Camerata Romeu (Cuba).

O “Minaz Jazz” com o show “Ricardo Herz e Nelson Ayres” será  às 19 horas, no Teatro Minaz, que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – Jd. Paulista. A entrada é gratuita e os ingressos para o show podem ser adquiridos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br)

No dia anterior, 25/05, Nelson Ayres e Ricardo Herz ministraram uma oficina onde  explicam como preparam o seu repertório, arranjando, compondo, adaptando aos seus instrumentos os ritmos característicos da música brasileira. Falam sobre estilo, arranjo, sonoridade e responderão perguntas dos ouvintes. A masterclass também acontecerá no Teatro Minaz, às 15 horas e para se inscrever, basta acessar o site da Minaz  (www.minaz.com.br).

 

Serviço

Minaz Jazz – Ricardo Herz e Nelson Ayres

Masterclass com Ricardo Herz e Nelson Ayres

Dia: 25/05

Horário: 15 horas

Inscrições gratuitas pelo site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br).

Show “Ricardo Herz e Nelson Ayres”

Dia: 26/05

Horário: 19 horas

Local: Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista)

Entrada gratuita – Retirada de ingressos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br).

 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Botafogo empata com Noroeste em jogo adiado por chuva

Hugo Luque

Maioria dos brasileiros diz já ter acreditado em fake news 

Redação 2

Streaming: Janeiro tem estreias como ‘True Detective’ e ‘Mestres do Ar’ 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com