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Obra de ponte sofre novo ajuste e atrasa  

Obra deveria terminar no final de abril, daqui a duas semanas; cronograma foi mantido, mas pode haver atraso de até 15 dias por causa da chuva  (Alfredo Risk)

A reconstrução da ponte sobre o ribeirão Preto, na avenida Ubirajara de Souza Roxo, na Zona Sul de Ribeirão Preto, ainda não terminou. Em 15 de janeiro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que a obra deveria terminar no final de abril, mas isso não aconteceu. Nem o prazo de 15 dias de tolerância deve ser cumprido. A nova projeção é para o final de maio 
 
Em nota enviada à redação do Tribuna, nesta quinta-feira, 8 de maio,  a Secretaria Municipal de Obras informa que a construção da ponte que ligará a avenida Ubirajara de Souza Roxo à Rodovia José Fregonezi, em Bonfim Paulista, encontrase em fase final. O investimento soma aproximadamente R$ 1,5 milhão. 
 
Apesar do cronograma ter sido impactado pelas condições climáticas, a atual gestão mantém total empenho para que a entrega ocorra o mais breve possível. Além das chuvas, a obra sofreu ajustes após a empresa responsável ser notificada a refazer serviços que não atenderam aos padrões de qualidade exigidos pela equipe técnica da prefeitura”, diz. 
 
Com o acompanhamento diário dos trabalhos, a administração municipal acredita concluir todas as intervenções até o final deste mês, garantindo à população uma travessia segura”, ressalta. A via liga a Rodovia José Fregonezi (SP-328) ao Condomínio Royal Park e ao distrito de Bonfim Paulista.  
 
O governo Duarte Nogueira (PSDB) pretendia entregar a nova ponte em dezembro. Segundo a empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda., as fortes e constantes chuvas que atingiram Ribeirão Preto no final do ano passado atrapalharam o andamento dos trabalhos e prejudicaram o cronograma.  
 
Em janeiro, a empresa argumentou que os atrasos ocorreram por várias razões não previstas e, também, às fortes chuvas. Contudo, comprometeu-se a aumentar a força de trabalho no canteiro de obras e apresentou um novo cronograma de ações, com previsão de conclusão em abril de 2025.  
 
A equipe técnica da Secretaria de Obras Públicas, formada por engenheiros capacitados, avaliou o novo cronograma como factível e passou a orientar os trabalhos para que obedeçam aos requisitos de durabilidade e segurança.  
Os serviços começaram no final de maio de 2023 com a demolição do antigo equipamento.  
 
Na época, a administração municipal chegou a anunciar que entregaria a nova ponte em no máximo quatro meses, entre setembro e outubro. Entretanto, no dia 3 de outubro de 2024, a Secretaria de Infraestrutura afirmou que os serviços seriam finalizados em dezembro do ano passado.  
 
Investimento O mais recente reajuste no contrato da ponte que a prefeitura de Ribeirão Preto está construindo na avenida Ubirajara de Souza Roxo, no Royal Park, Zona Sul da cidade, ocorreu em 17 de abril sob a justificativa de correções nas planilhas orçamentárias. 
 
Este foi o terceiro aumento no preço da obra construída pela ASF Engenharia e Negócios Ltda, que venceu a licitação com a proposta de R$ 1.239.794,62. Com os reajustes, o custo total da obra aumentou 24,47%, para R$ 1.543.179,05, acréscimo de R$ 303.384,43.   
 
As duas primeiras correções das planilhas foram feitas na gestão do ex-prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e a terceira já no governo Ricardo Silva (PSD). O custo máximo previsto pela prefeitura no edital de licitação era de R$ 2.389.079,54. Ou seja, ainda está 35,41% abaixo do teto, R$ 845.900,49 a menos. 
 
Estudos técnicos no local demonstraram que os danos causados pelas chuvas exigiram profunda reforma estrutural. Houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca. A ponte foi interditada em abril de 2023.  
 
A prefeitura diz que a empresa encontrou uma rocha no terreno, exigindo adequações nas estruturas das estacas de concreto. Essa interferência técnica motivou readequações no projeto original e emprego de máquinas apropriadas. A situação causa transtornos a moradores e motoristas.  
 
O equipamento contará com novo sistema de captação de águas pluviais e um canal de concreto armado ligando as duas pontes, para conter a erosão. Terá vigas pré-moldadas e um vão com 12,6 metros de comprimento e 12 metros de largura, com volume total de 170m³ de concreto. Terá duas faixas de rolamento de 4,775 metros e duas barreiras rígidas de 0,40m. Uma das pistas está interditada desde o final de 2022.  

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