Tribuna Ribeirão
Cultura

Observatório recria projeto História da Gente

O lançamento acontece nesta segunda-feira (7), em Ribeirão (Divulgação)
O evento será realizado no Centro de Convivência Cristo Redentor, das 9 às 11 horas, e contará com a presença de representantes do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. A roda de conversa tem como tema “A Importância da leitura para todas as idades”.
A nova edição já começa com uma roda de conversa com o escritor Galeno Amorim e a implantação de um grupo de mulheres e homens com mais de 60 anos, que terá acesso a uma biblioteca digital com acervo de 30.000 obras de literatura em e-book e audiolivro, e se reunirá quinzenalmente durante 10 meses. O conteúdo gira em torno de leituras inspiradoras, produção textual das memórias que vêm à tona e preparação para contação de histórias.
Durante a execução do projeto, a narração será apresentada para crianças da Educação Infantil em escolas públicas e esse público também será convidado a realizar produções artísticas para compor o e-book com as histórias produzidas pelos participantes. Vale destacar que o projeto História da Gente é um programa de educação para a cidadania, com uso da literatura, contação de histórias e produções artísticas, realizado com grupos de pessoas idosas e crianças, visando o resgate e a valorização da história de um território, e promovendo o encontro geracional.
O projeto já foi executado pelo Observatório entre 2003 e 2009, em  Ribeirão Preto, e beneficiou mais de 11 mil alunos do Ensino Fundamental, 400 professores de 28 escolas públicas do município, distribuiu 7.378 livros e implantou 174 minibibliotecas. Em 2007, o História da Gente recebeu a certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, o selo Cultura Viva do Ministério da Cultura e o 1º lugar do Prêmio Cultura Viva promovido pelo Ministério da Cultura e coordenação técnica do CENPEC.
Para Luciana Paschoalin, diretora de Operações do Observatório, o projeto atua em várias frentes: estimula o envolvimento das pessoas idosas, a convivência, a capacidade de criar, dialogar, e incentiva sua participação social. “Sem falar na leitura literária, que é transformadora, amplia horizontes, e abre espaço para refletir sobre valores”, observa. Para esta edição, lembra Luciana, foram abertas 25 vagas para pessoas 60+.
O História da Gente acontece em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 7, no Jardim Cristo Redentor, em Ribeirão. O evento de lançamento está marcado para esta segunda-feira (7), das 9 às 11h, na rua Zilda Faria, 665, naquele bairro.

Postagens relacionadas

Senac abre inscrições para a pós-graduação

Redação 1

Obra de Paulo Freire é tema de espetáculo

Redação 1

James Bond é tema de show

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com