Tribuna Ribeirão
Política

Oposição tenta formar bloco único na Câmara

LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Parlamentares do PT se reuniram na manhã desta ter­ça-feira, 22 de janeiro, com integrantes do PSOL e do PSB para discutir a formação de um bloco único de oposição na Câ­mara dos Deputados. A inten­ção dos três partidos é tentar ampliar o grupo com o PCdoB, PDT e Rede. A expectativa, no entanto, é que uma oficializa­ção do bloco só ocorra na se­mana que vem.

Os comunistas e os pedetis­tas, no entanto, já sinalizaram que podem apoiar a reeleição do atual presidente da Casa, Rodri­go Maia (DEM-RJ). Ele conta com o apoio do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O movimento das duas siglas rachou o bloco que havia sido formado anteriormente entre as duas siglas e o PSB.

“Não há a menor chance do nosso partido se alinhar a Maia. Isso está descartado. Ele é o can­didato de Bolsonaro e nós temos que honrar a nossa condição de oposicionistas”, afirmou Car­los Siqueira, presidente do PSB, após a reunião.

“Isso é fundamental para fazermos um enfrentamento firme do governo Bolsonaro que já está mostrando que não tem capacidade de sustentação pelo que está acontecendo em relação ao seu filho”, afirmou a deputada eleita e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (RS), em referência às denúncias contra o senador eleito Flávio Bolso­naro (PSL-RJ), filho do presi­dente Jair Bolsonaro.

PT, PSB e PSOL reúnem cerca de 98 deputados. Se o PCdoB, o PDT e a Rede se uni­rem ao bloco, ele poderá chegar a 135 parlamentares. Apesar dos esforços, integrantes do PT já sinalizaram que podem trair o movimento e apoiar Rodrigo Maia. A votação para a presi­dência da Câmara é secreta e será realizada 1º de fevereiro.

Para o deputado Ivan Va­lente (PSOL-SP), é preciso ten­tar unir ainda mais a oposição, que poderá atuar para barrar o avanço de pautas que sejam consideradas como retrocessos ou que avancem sobre questões econômicas rejeitadas pelos partidos de esquerda.

Valente acredita que o des­gaste político que o governo está enfrentando por causa das denúncias contra Flávio Bol­sonaro podem ser um fator de união entre estes partidos. O deputado eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ) já anunciou que dis­putará a presidência da Câma­ra.

O deputado JHC (PSB-AL) também anunciou ser candida­to no pleito. Dirigentes dos par­tidos, no entanto, afirmam que primeiro é preciso consolidar o bloco para depois definir as candidaturas, que poderão ser de vários partidos do bloco.

Postagens relacionadas

Israel declara Lula persona non grata após fala sobre holocausto

William Teodoro

André Trindade fecha série de encontros promovidos pela AEAARP

Redação 2

Moro comemora investimentos em segurança pública

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com