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Orçamento recorde
 passa na Câmara

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A Câmara de Ribeirão Preto voltou a ter sessões virtuais – sem a presença física de vereadores: Orçamento foi aprovadoa em primeira discussão




Das 68 emendas apresentadas, 65 aditivas foram aprovadas e apenas as três modificativas acabaram rejeitadas

. O projeto número 418/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, foi aprovado na Câmara de Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 8 de dezembro, em primeira discussão.

A redação final será definida na quarta-feira (10), em outra sessão extraordinária online agendada para as 17 horas. 

A Câmara de Ribeirão Preto voltou a ter sessões virtuais – sem a presença física de vereadores – no dia 3. O “home office” voltou devido ao início das obras de reforma dos plenários I e II do Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo.

A transmissão é feita pela plataforma Zoom e TV Thathi.

A empresa Arcon Construtora Ltda. da cidade de Hortolândia (SP), venceu a licitação e é responsável pelas obras nos plenários. O edital de homologação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 21 de outubro.

As obras devem durar oito meses.

Das 68 emendas apresentadas, 65 aditivas foram aprovadas e apenas as três modificativas acabaram rejeitadas. Apresentaram sugestões Judeti Zilli (PT, Coletivo Popular – 13), Rangel Scandiuzzi (PSD – quatro), Perla Müller (PT – cinco), Duda Hidalgo (PT– nove) e da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária (37).

A peça tem de ser devolvida ao Executivo para sanção do prefeito Ricardo Silva (PSD) até dia 25. Depois de superar R$ 5 bilhões pela primeira vez em 2025, o Orçamento Municipal de 2026 vai bater novo recorde em Ribeirão Preto, superando R$ 5,4 bilhões.

A LOA foi protocolada na Câmara em setembro. A prefeitura prevê receita de R$ 5.447.030.192 – somando o montante da administração direta e da indireta –, contra R$ 5.158.000.000 deste ano. São R$ 289.030.192 a mais, crescimento de 5,60%.

Segundo o projeto, R$ 4.665.713.228 são da administração direta, contra R$ 4.409.073.754 deste ano. São R$ 256.639.474 a mais, alta de 5,82%. A indireta tem receita estimada em R$ 781.316.964. ante R$ 748.926.246 previstos para o ano passado, acréscimo de R$ 32.390.718, avanço de 4,32%.

A administração direta ficará com 85,66% do total da receita prevista para este ano, enquanto a indireta receberá 14,34%. Já as despesas serão de R$ 4.665.713.227,19, sendo R$ 4.114.137.123 na administração direta e de R$ 551.576.104,19 na indireta.

O repasse previsto para a Câmara de Vereadores é de R$ 112.787.268. 

Segundo a justificativa do prefeito Ricardo Silva anexada ao projeto, mais que um documento técnico a proposta traduz em números as prioridades da administração garantindo que cada recurso público seja investido com responsabilidade, transparência e foco no cidadão.

A proposta do governo está dividida em 20 programas temáticos distribuídos em quatro macrodesafios estratégicos, entre eles Governança e Transformação Digital, cuja meta é promover a modernização administrativa e a integração de sistemas e para a eficiência na prestação de serviços, e o Desenvolvimento Econômico e a Integração, fortalecendo a capacidade produtiva da cidade.

Traz ainda Políticas Sociais voltadas para assegurar a continuidade e a expansão dos serviços de saúde, educação, assistência social e a inclusão.

Também fazem parte do desafio estratégico as Políticas Urbanas e Ambientais, para orientar os investimentos em infraestrutura, mobilidade, habitação e sustentabilidade. 

As secretarias municipais de Saúde e Educação costumam levar a fatia maior do bolo. Para 2026, segundo a LOA, a previsão orçamentária é de, R$ 1.079.395.000 para a primeira, contra R$ 1.032.089.000 do ano passado, acréscimo de R$ 47.306.000 e crescimento de 4,58%.

A segunda deve ficar com R$ 973.808.209,70, contra R$ 879.571.056 de 2025, aporte de R$ 94.237.153, aumento de 10,71%.

 

A divisão do 
Orçamento 
(Administração direta)

Controladoria Geral 
do Município – R$ 2.853.485

Gabinete do Prefeito 
– R$ 8.147.194

Procuradoria Geral do 
Município – R$ 33.095.951,11

Secretaria da Administração 
– R$ 39.626.259,65

Secretaria de Assistência 
Social – R$ 127.406.835,18

Secretaria da Casa 
Civil – R$ 10.348.389,79

Secretaria da Cidadania, PCD 
e Inclusão Social – R$ 3.893.258

Secretaria da Comunicação 
– R$ 25.558.186

Secretaria de Educação 
– R$ 973.808.209,70
Secretaria da Fazenda – 
R$ 61.320.722,46

Secretaria da Saúde –
R$ 1.079.395.000

Secretaria Água e 
Esgoto – R$ 561.028.060

Secretaria de Cultura 
e Turismo – R$ 26.177.357,90

Secretaria de 
Planejamento,
Desenvolvimento 
Urbano e 
Habitação 
– R$ 38.200.943,24

Secretaria de Esportes 
– R$ 16.566.065,20

Secretaria de Governo 
– R$ 6.876.697,39

Secretaria de Infraestrutura 
e Zeladoria –
 R$ 245.655.189,66

Secretaria de Inovação 
e Desenvolvimento
– R$ 2.827.633,07

Secretaria de Justiça 
– R$ 18.945.631,31

Secretaria de Meio 
Ambiente,
Agricultura e 
Sustentabilidade 
– R$ 46.009.026,45

Secretaria de Obras 
– R$ 79.023.016,02

Secretaria de Tecnologia e 
Governo Digital – R$ 2.775.974,94

Poder Legislativo
Câmara de Vereadores 
– R$ 112.787.268

Fonte – Lei Orçamentária 
Anual (LOA)

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