Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Palacete Camilo de Mattos recebe visitas neste mês  

Parte do restauro do Palacete Camilo de Mattos será apresentado à população nesta quarta-feira (19); vistas guiadas começarão no dia seguinte  

Palacete Camilo de Mattos terá a primeira parte da sua obra de restauração entregue à população nesta quarta-feira, 19 de junho, aniversário da cidade (Alfredo Risk)

Um dos mais importantes prédios históricos de Ribeirão Preto, o Palacete Camilo de Mattos abrirá as portas para visitação pública na quinta-feira, 20 de junho, em comemoração ao aniversário de 168 anos da cidade. As visitas monitoradas serão permitidas até o final do mês, dia 30, com agendamento prévio.   
 
A solenidade oficial de inauguração será nesta quarta-feira (19), dia do aniversário da cidade, segundo a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Fica na rua Duque de Caxias nº 625, na esquina com a Tibiriçá, no Centro Histórico, a poucos metros do Quarteirão Paulista e de cara para as praças XV de Novembro e Carlos Gomes. 
 
Dois prefeitos de Ribeirão Preto, pai e filho, residiram no imóvel. As visitas fazem parte da programação das comemorações do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto e serão realizadas das nove às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita. O agendamento deve ser feito com Tainá Braulino (16) 98142-8750. A realização é da FFM Participação e Serviços e Restaurante Travessa com apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. 
 
A primeira parte da obra de restauração será entregue à população no dia 19 de junho, aniversário de 168 anos da cidade. Nesta etapa, o projeto contempla a recuperação da fachada, do hall de entrada e de um dormitório. O anúncio da reabertura ocorreu em 22 de abril, durante reunião entre um dos proprietários do imóvel e a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.  
 
“O objetivo da visita foi comunicar o fim da primeira etapa da obra, que dará uma maior visibilidade do palacete e uma nova perspectiva de restauro em termos de uma residência que foi construída em 1922”, afirma Ricardo César Massaro, um dos proprietários.  
 
Para o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, será um momento único para a cidade e, principalmente, para a população, que merece receber esse presente em uma data tão significativa. “O restauro do palacete nos faz revisitar a história e reviver os tempos áureos do café. A praça XV de Novembro ganhará ainda mais brilho com esta conquista”. 
 
Em 2017, o Palacete Camilo de Mattos foi adquirido pelos amigos Ricardo e Marcos Mattos (que faleceu em 2021 por complicações da covid-19) e, desde então, recebeu obras de consolidação necessária para interromper a continuidade dos danos no telhado, calhas, paredes e fundação.  
 
Também foi realizada prospecções investigativas para determinar as formas, tamanho e cores das pinturas parietais decorativas das paredes dos cômodos do Palacete Camilo de Mattos e, somadas as prospecções, poder determinar as cores das paredes. 
 
Ricardo Massaro mantém segredo sobre o futuro do palacete e diz que só irá revelar qual atividade será implantada no casarão depois que todo o móvel for recuperado. O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conpacc) aprovou a primeira etapa de intervenção. 
 
História – O suntuoso palacete tem estilo eclético, características burguesas e sua fachada principal voltada para a praça XV de Novembro. Sua planta segue os moldes das elites cafeeiras da época, com pressupostos do urbanismo moderno, recuos frontais e laterais para insolação e ventilação da construção, além do porão para nivelar a casa no terreno irregular. 
 
Com cerca de 600 metros quadrados de área construída, o palacete possui onze cômodos na parte inferior e oito na superior, totalizando 19. A área total do terreno supera dez mil metros quadrados. O advogado Joaquim Camilo de Mattos, ou como era conhecido, Camilo de Mattos (1892-1945), deu início à construção de sua residência em 1920.  
 
Projetada por Antônio Soares Romêu, foi construída por Ernesto Terreri e Paschoal de Vincenzo (os mesmos construtores do Edifício Diederichsen) e concluída por volta de 1922. A construção atendeu as necessidades de uma residência, mas era necessário também ter um escritório para Camilo de Mattos atender seus clientes, que ficava no pavimento térreo e o acesso dava-se pela rua Duque de Caxias. 
 
A planta segue o modelo tripartido, divido em áreas sociais (escritório, hall, sala de visitas e de jantar), íntimas (quartos no pavimento superior) e de serviços (cozinha e dispensa), além de uma pequena casa nos fundos do terreno para funcionários e garagem para automóvel.  
 
Este palacete é um dos últimos exemplares desta tipologia de residências, com características burguesas, construídas no início do século XX. A maioria já foi demolida para dar lugar a grandes edifícios e estacionamentos. Camilo de Mattos teve uma vida política intensa em Ribeirão Preto. 
 
Exerceu os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, e a localização do palacete onde morava era estratégica, pois Camilo de Mattos podia ir andando até o Palácio Rio Branco, então sede da prefeitura de Ribeirão Preto. O filho dele, Luiz Augusto Gomes de Mattos (1920-2010), também foi advogado e prefeito. 
 
Advogado, não apenas seguiu a profissão do pai, como também o substituiu nos cuidados jurídicos das Usinas Junqueira. Assumiu o cargo de prefeito de Ribeirão Preto em 30 de outubro de 1945, menos de dois meses depois da morte do pai, que foi prefeito da cidade em 1926. Luiz Mattos ficou no cargo até 31 de agosto de 1946, quando renunciou por desavenças com o interventor estadual Macedo Soares, por descordar da tarifa da água. 

Serviço 
Visita ao Palacete  Camilo de Mattos 
Quando: de 20 a  30 de junho 
Horário: das 9 às  12 horas e das 13 às 17 horas 
Agendamento: Tainá  Braulino 16 98142-8750 
Endereço: rua Duque de  Caxias625, Centro 
Ingresso: gratuito 
Classificação: livre 

Postagens relacionadas

Malafaia: Eduardo Bolsonaro ajudaria mais o governo ‘parando de falar asneira’

Redação 1

Idoso agride desafeto na cabeça com podão

Redação

Motorista embriagado dirige na contramão de rua na Vila Virgínia

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com