Por Hugo Luque
O Palmeiras recebe o São Paulo neste domingo de Dia das Mães (11), às 17h30, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico será na Arena Barueri, já que a banda de rock System of a Down, que retorna ao país após uma década para uma série de shows, reservou o Allianz Parque para duas apresentações neste fim de semana.
A expectativa é que o Choque-Rei siga a linha das músicas da banda estadunidense e seja agitado. Afinal, o Verdão defende a liderança da competição e o Tricolor quer ampliar sua série invicta.
Os comandados de Abel Ferreira bateram o Cerro Porteño na quarta-feira (7), no Paraguai, por 2 a 0, pela Copa Libertadores. No Brasileiro, a equipe derrotou o Vasco, também fora de casa, por 1 a 0, no fim de semana passado, e recuperou a ponta da tabela, com 16 pontos.
Considerando todos os campeonatos, o Alviverde vem de quatro vitórias e uma derrota. No Brasileiro, até aqui, foram cinco triunfos, um empate e um revés.
Embora ainda longe das “cabeças” na tabela – iniciou a rodada na 11ª posição, com nove pontos –, o São Paulo é o único invicto do nacional. Essa sequência sem derrotas, inclusive, se estende às outras competições.
O último revés são-paulino foi, coincidentemente, para o Palmeiras, na semifinal do Campeonato Paulista, por 1 a 0, no Allianz Parque, em 10 de março. Desde então, foram 12 partidas, com cinco triunfos e sete empates. Na terça-feira (6), o Tricolor bateu o Alianza Lima, no Peru, e garantiu, pela primeira vez em sua história, a terceira vitória como visitante na fase de grupos de uma mesma edição da Libertadores.
História em jogo
As contas relacionadas à história do Choque-Rei divergem entre os rivais. Curiosamente, segundo o São Paulo – que não considera os embates válidos pelo Torneio Início do Campeonato Paulista –, o rival alviverde tem a vantagem com 118 vitórias, 116 derrotas e 116 empates em 350 encontros. Para o Verdão, porém, a disputa está igualada: 120 triunfos para cada lado e 120 empates em 360 clássicos.
Fato é que o equilíbrio é evidente. Todavia, desde sua última vitória diante do Palmeiras, pela Copa do Brasil de 2023, o São Paulo perdeu três e empatou quatro confrontos (em um dos empates, entretanto, conquistou a Supercopa Rei de 2024 nos pênaltis).
Para manter a boa fase contra a equipe do Morumbis, Abel Ferreira deve levar a campo a seguinte escalação: Weverton; Giay, Gómez, Fuchs e Piquerez; Ríos, Martínez e Felipe Anderson; Estêvão, Torres e Vitor Roque.
Luis Zubeldía, por outro lado, quer vencer pela primeira vez o rival como técnico do São Paulo e deve formar o São Paulo com: Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Alisson, Marcos Antônio e Alves (Luciano); Ferreirinha, Cédric (Lucas ou Lucas Ferreira) e André Silva.