Por Hugo Luque
O jogador Pedro Severino, de 19 anos, passou por uma traqueostomia, segundo boletim divulgado pela assessoria do Hospital Unimed, onde está internado desde a última quinta-feira, em Ribeirão Preto. De acordo com a nota, o procedimento é necessário para a sequência dos cuidados com o atleta.
O jovem permanece em estado grave, sedado e com o suporte de ventilação mecânica. Uma equipe multiprofissional coordenada pelo médico Gil Teixeira acompanha a situação no dia a dia.
Vítima de um acidente na Rodovia Anhanguera, em Americana (SP), início da manhã da terça-feira da última semana, 4 de março, Severino sofreu um traumatismo craniano. O atleta do Botafogo foi emprestado para o Red Bull Bragantino poucos dias antes e viajava para seu primeiro treino, em Atibaia (SP).
Além dele, estavam no carro o motorista Agnaldo Romero Lago, que afirmou à polícia ter dormido no volante no momento do choque com a carreta, e Pedro Castro, também formado pelo Pantera e atualmente no Bragantino. O meia de 18 anos sofreu uma lesão sofreu uma fratura na vértebra cervical e escoriações, mas recebeu alta.
Severino chegou a passar por um protocolo de confirmação de morte encefálica ainda em Americana, mas respondeu a estímulos e, após estabilizado, foi transferido para Ribeirão Preto. Em sua cidade natal, apresentou reações a estímulos, como tosse e respiração.
Confira o boletim completo
“A Unimed Ribeirão Preto informa que o jogador Pedro Henrique Severino, de 19 anos, permanece internado no Hospital Unimed Ribeirão Preto sob cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva.
O paciente mantém quadro neurológico grave com necessidade de sedação e medidas clínicas de proteção cerebral. Foi submetido a procedimento de traqueostomia sem intercorrências, sendo este um procedimento necessário para continuidade dos cuidados em paciente neurocrítico.
Pedro Severino segue com suporte de ventilação mecânica, assistência intensiva e multidisciplinar, conforme protocolo adotado pela equipe médica coordenada pelo Dr. Gil Teixeira.
Desde sua transferência para o Hospital Unimed Ribeirão Preto, no dia 6 de março, ele recebe atendimento de alta complexidade por uma equipe multiprofissional composta por intensivistas, neurocirurgiões e demais profissionais de saúde. O acompanhamento permanece rigoroso, de forma a garantir todo suporte e cuidados essenciais ao paciente e à sua família.
Comunicamos também que a família do jogador não irá se pronunciar à imprensa neste momento.”